Devido às chuvas e à previsão do tempo deste domingo, 26 de maio, a programação da Banca de quadrinistas, que aconteceria nesta data no Bulevar do Rádio, das 11h às 16h, foi tranferida para o 7º andar do Itaú Cultural (IC), no mesmo horário.
Depois de quatro edições presenciais e duas on-line, a Banca de quadrinistas retorna em novo formato: a programação agora é mensal e presencial, acontecendo sempre no último domingo do mês, ao lado da sede do Itaú Cultural (IC), no Bulevar do Rádio.
A primeira edição da nova Banca de quadrinistas ocorre no dia 26 de maio, das 11h às 16h, e conta com seis artistas convidados: Ju Loyola, Marília Marz, Mário César, Marcelo Saravá, Manu Maltez e Talessak.
As próximas edições já têm data marcada: 30 de junho, 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro, 27 de outubro e 24 de novembro. Os artistas participantes serão selecionados por meio de chamamento público. Mais informações sobre o processo de seleção das próximas edições serão disponibilizadas aqui no site do IC. Fique de olho!
Conheça mais sobre os artistas participantes:
Ju Loyola é quadrinista e ilustradora surda. Formada pela Panamericana Escola de Arte e Design (SP), trabalhou como animadora em Amor & fúria, animação dirigida por Luiz Bolognesi, e como character design no curta de animação Chapeuzinho Vermelho, do estúdio Eleven Dragons, para a Globoplay. Desde 2015, participa do concurso Silent Manga Audition, da editora japonesa Coamix, competição dedicada a quadrinhos sem diálogos, tendo sido contemplada com a menção honrosa pela obra Heart of the true friend.
[classificação indicativa: 12 anos, segundo autodefinição]
Marília Marz é ilustradora e quadrinista. Formada em arquitetura pela Escola da Cidade (SP), é autora de Indivisível, indicada ao Troféu HQMIX em 2020; Em ti me vejo, feita em parceria com a roteirista Regiane Braz; e Pra onde vamos, pai?, realizada para o programa IMS convida, do Instituto Moreira Salles. É também chargista do jornal Folha de S.Paulo.
[classificação indicativa: 14 anos, segundo autodefinição]
Mário César é cartunista, autor e editor de histórias em quadrinhos, além de atuar como ilustrador e designer gráfico freelancer. É cocriador e um dos organizadores da Poc con – feira LGBTQIA+ de quadrinhos e artes gráficas. Foi chargista do UOL Notícias, do informativo Jornalistas & cia. (Mega Brasil Comunicação) e do site Socialista Morena. Seu trabalho mais conhecido, Bendita cura, venceu três vezes o Troféu HQMIX, foi duas vezes finalista do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos e finalista do Prêmio Mix Literário. A obra, que já foi publicada em inglês e francês, mostra como é ter a vida marcada pela homofobia e pelas terapias de reversão sexual conhecidas como “cura gay”.
[classificação indicativa: 18 anos, segundo autodefinição]
Marcelo Saravá é quadrinista. Ganhador do Prêmio Jabuti, entrou nos quadrinhos fazendo tiras sem desenho, que se tornaram a revista independente 1.000 Palavras. É autor de Aos cuidados de Rafaela e Meta – Depto. de Crimes Metalinguísticos, projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural, além de outras publicações impressas e digitais.
[classificação indicativa: 16 anos, segundo autodefinição]
Manu Maltez é artista plástico, quadrinista, compositor, músico, cineasta e escritor. Publicou diversos livros de textos e desenhos que misturam o universo das HQ com as artes plásticas e a poesia, como O corvo (vencedor do Prêmio Jabuti e do Prêmio FNLIJ 2011) e Desequilibristas (vencedor do Prêmio FNLIJ 2015). Também é autor dos trípticos – obras que reúnem disco, livro e filme em um mesmo projeto – O diabo era mais embaixo e O rabequeiro maneta e a fúria da natureza, projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural.
[classificação indicativa: 16 anos, segundo autodefinição]
Talessak é artista visual, quadrinista e especialista em animação clássica. Seu primeiro desenho animado independente, Yayá, é parte do acervo da Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC/USP). É autora dos quadrinhos Memories, indicado ao 31º Prêmio HQMIX; Cinco vermelhos, indicado ao 35º Troféu Angelo Agostini; Deimos e Phobos, indicado ao 33º Prêmio HQMIX e ao 37º Troféu Angelo Agostini; Ira dos ventos, indicado ao 34º Prêmio HQMIX; Caminhos da bruma; Sobre trilhos e Ao redor do Sol, projetos contemplados pelo ProAC/SP; e Amarelo seletivo, HQ com roteiro de Ricardo Tayra premiada com o bronze no Japan International Manga Award 2022; entre outras publicações.
[classificação indicativa: 10 anos, segundo autodefinição]
Os quadrinhos e seus autores são tema constante das programações do IC. O projeto Ocupação Itaú Cultural já homenageou os quadrinistas Angeli (2012), Laerte (2014) e Glauco (2016). As três mostras foram vencedoras do Troféu HQMIX na categoria Exposição.
Quer conhecer mais do nosso conteúdo sobre HQ? Confira os vídeos da nossa playlist no YouTube.
Banca de quadrinistas
domingo 26 de maio de 2024
11h às 16h
Bulevar do Rádio – ao lado do Itaú Cultural (Rua Leôncio de Carvalho, s/n, São Paulo/SP)
[consulte acima a classificação indicativa de cada estande]