Com a proposta de apresentar autores da literatura periférica, poetas do Sarau do Binho vão ler poemas e trechos curtos de livros de autores das periferias no Arte na rua – leitura surpresa, no dia 13 de agosto, na calçada do Itaú Cultural (IC). Na ocasião, também serão distribuídos ao público participante livros literários com temáticas diversas e infantojuvenis.
O projeto foi desenvolvido há cerca de seis anos e tem como objetivo ser interativo e promover o prazer da leitura, que pode ser intimista ou performática, a partir da escolha do público transeunte.
A ação faz parte da mostra Territórios culturais periféricos, criada para o programa Arte na rua, da organização. A mostra, que tem como curadores Adriano José Lima de Jesus e Eleilson Leite, busca traduzir o conceito de território do geógrafo Milton Santos por meio das práticas culturais de grupos e coletivos das periferias paulistanas.
Sarau do Binho
Composto de poetas e músicos, o Sarau do Binho atua na zona sul de São Paulo há 19 anos e, desde então, realiza projetos voltados para o incentivo à leitura, à criatividade e a uma consciência crítica e cidadã. Atualmente, o sarau acontece mensalmente no Espaço Clariô de Teatro, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, além de espaços culturais e educacionais da cidade.

20 de agosto Poetas do Tietê
27 de agosto Batalha da Matrix
3 de setembro Costa Senna
Arte na rua: leitura surpresa [com interpretação em Libras]
com Sarau do Binho
domingo 13 de agosto de 2023
às 15h
[duração aproximada: 30 minutos]
Calçada do Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 (próximo ao metrô Brigadeiro)
[livre para todos os públicos]