David Felício e Gabriela Dantas, técnicos especialistas em preservação, conservação e digitalização de acervos no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS Ceará), são os convidados de setembro do Encontros IC Play – projeto mensal do Itaú Cultural (IC) voltado à difusão do audiovisual brasileiro nas suas mais diversas expressões e formatos. Os convidados desta edição, que acontece no dia 24, abordam os estudos de caso de restauro e digitalização dos filmes Jangada de ir e vir e Reis do Cariri. Este último, inclusive, será exibido na íntegra para o público após a conversa.
Sobre os filmes:
Jangada de ir e vir (1977)
Um dos filmes mais aplaudidos de Marcus Vale. A belíssima fotografia, aliada à música de Rodger Rogério, leva-nos a viajar com os jangadeiros pelos insondáveis mistérios do mar. Ao assistir às cenas, mergulhamos de corpo e alma na poesia marítima, ao mesmo tempo que somos levados a sentir os gestos rudes e seguros dos jangadeiros, a continuidade de uma tradição milenar no exercício da pesca e a coragem desses caboclos que se atiram ao mar, enfrentando inúmeros perigos na luta inglória pela sobrevivência.
Reis do Cariri (1978)
Resultado dos primeiros registros sonoros de espetáculos e entrevistas – realizados por parte da equipe do Centro de Referência Cultural do Estado (Ceres) do Ceará – com mestres e brincantes em Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato. O filme mostra espetáculos de Reis de Bailes e Reis de Congo. Oswald Barroso e Carlos Lázaro assinam roteiro e fotografia, respectivamente.
Estudos de casos dos filmes Jangada de ir e vir e Reis do Cariri
terça 24 de setembro de 2024 | 19h
Sala Vermelha – 60 lugares
[duração aproximada: 150 minutos]
Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, São Paulo/SP
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Reserve seu ingresso [a partir das 12h do dia 18 de setembro]
entrada gratuita