Inspirado em Rei Lear, de William Shakespeare, o espetáculo ORioLEAR, com direção de Newton Moreno, estreia no dia 31 de julho no Itaú Cultural (IC), em São Paulo. A temporada segue até 17 de agosto, com apresentações de quinta a domingo. A montagem marca uma nova fase da Heroica Companhia Cênica, em parceria com o Escritório das Artes, e reinterpreta a obra para refletir sobre a crise climática e a disputa territorial no Brasil contemporâneo.
Na trama, um latifundiário no Pará, ex-grileiro que construiu sua fortuna sobre a posse da terra, decide dividir suas propriedades entre as filhas e os genros. A mais jovem, ao se recusar a bajulá-lo publicamente, é deserdada e acolhida por um povo indígena que propõe a devolução do nome do rio (Lear) à natureza, como um gesto simbólico de reparação diante da destruição provocada pela exploração predatória.
ORioLEAR atravessa temas urgentes, como a devastação ambiental e a luta pela demarcação de terras. Em cena, elementos poéticos e oníricos se entrelaçam com a dura realidade amazônica, criando uma experiência cênica de forte impacto visual e emocional.
O elenco reúne Jorge de Paula, Leopoldo Pacheco, Michelle Boesche, Roberto Jardim, Ronny Abreu, Sandra Corveloni e Simone Evaristo. Haverá bate-papo com o elenco após as sessões dos dias 10 e 17 de agosto.
ORioLEAR [com interpretação em Libras]
31 de julho a 17 de agosto de 2025
de quinta a sábado às 20h
domingos às 19h
[duração aproximada: 150 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: 16 anos, segundo autodefinição]
Entrada gratuita.
Retire seu ingresso [a partir de 29 de julho, às 12h]
Confira as informações sobre reserva de ingressos para eventos presenciais.
Lembre-se: mesmo que os ingressos se esgotem, você pode comparecer ao IC no dia do evento e tentar a sorte! Chegue uma hora antes do início da atração e entre na fila para aguardar por possíveis ingressos remanescentes.