Na segunda-feira 4 de novembro, às 19 horas, o Itaú Cultural (IC) exibe o documentário Santino, de Cao Guimarães. A pré-estreia do filme acontece na Sala Itaú Cultural; após a exibição, será realizado um bate-papo com o diretor do longa-metragem, com a mediação do jornalista e documentarista Piero Sbragia.
O documentário conta a história de Santino, um veredeiro que vive com sua família na bacia do Rio São Francisco, em Minas Gerais, numa região de paisagens mágicas que inspiraram o escritor Guimarães Rosa no livro Grande sertão: veredas. Em um momento de grave ameaça a esse ecossistema, Santino surge como um grito de esperança pela preservação das nascentes e matas brasileiras.
Cao Guimarães atua na área do cinema e das artes plásticas, tendo participado de importantes exposições, como as edições XXV e XXVII da Bienal internacional de São Paulo. Em sua atuação no cinema, realizou 12 longas-metragens: Amizade (2023), Santino (2023), Espera (2018), O homem das multidões (2013), Otto (2012), Elvira Lorelay Alma de Dragón (2012), Ex isto (2010), Andarilho (2007), Acidente (2006), Alma do osso (2004), Rua de mão dupla (2002) e O fim do sem fim (2001), que participaram de renomados festivais internacionais, como os de Cannes, Locarno, Sundance, Veneza, Berlim, Amsterdã e Roterdã.

Piero Sbragia é jornalista, documentarista e doutorando em artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreveu os livros Na ilha: conversas sobre montagem cinematográfica e Novas fronteiras do documentário: entre a factualidade e a ficcionalidade. Dirigiu e escreveu República das saúvas e recebeu o prêmio de Melhor Documentário em Curta-Metragem no 6o Festival internacional de Santos, além de ser indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2022.
Santino
segunda 4 de novembro de 2024
às 19h
[duração aproximada: 150 minutos]
Sala Itaú Cultural – 230 lugares
[classificação indicativa: livre]