Classificação indicativa: Livre

O Fórum Mostra chega em 2020 à sua quarta edição e, seguindo os protocolos de segurança, acontece de forma virtual. Mais enxuto, mas mais internacionalizado, os debates serão transmitidos aqui no site do Itaú Cultural e no YouTube da Mostra Internacional de Cinema. A programação se dividirá em três dias, de 28 de outubro a 30 de outubro, com transmissão ao vivo em dois períodos, às 10h e às 14h.

Veja também:
>> Assista a filmes premiados na 44ª Mostra Internacional de Cinema

Em um ano como este, no qual os cinemas foram fechados, os sets interrompidos e, ao mesmo tempo, o consumo audiovisual explodiu, o IV Fórum procura contribuir para a reflexão sobre o atual momento e o futuro dessa atividade que, apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, se mostra mais viva que nunca.

IV Fórum Mostra
quarta 28 a sexta 30 de outubro de 2020
às 10h e às 14h
on-line – no site do Itaú Cultural

Veja abaixo a programação. Os links serão disponibilizados nesta página.

quarta 28 de outubro

De Volta aos Sets
às 14h     

Em março, quando a OMS decretou a pandemia, sets do mundo todo foram interrompidos. No exato momento em que as filmagens começam a ser retomadas no Brasil, produtores partilham os desafios da volta. Das adaptações no roteiro à inclusão de profissionais de saúde nas equipes, muita coisa mudou. Mas, apesar de diferente, o novo set vai se revelando possível.

com Claudia da Natividade (Zencrane Filmes), Caio Gullane (Gullane Entretenimento) e Mayra Lucas (Glaz Entretenimento)
mediação Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra

quinta 29 de outubro

A Volta às Salas
às 10h

Após sete meses fechadas, as salas de cinema da cidade de São Paulo voltaram a receber o público há duas semanas. Nesta mesa, os responsáveis pela rede Itaú de Cinemas, pelo Cine Belas Artes e pelo Reserva Cultural – espaços que, tradicionalmente, abrigam a programação da mostra – contam como se mantiveram no período de fechamento, descrevem o presente e apontam suas perspectivas para o futuro próximo.

com André Sturm (Cine Belas Artes), Adhemar de Oliveira (Itaú Cinemas) e Jean-Thomas Bernardini (Reserva Cultural)
mediação Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra

Desmistificando o Oscar
às 14h

Quais são as novas exigências relativas à diversidade na corrida do Oscar? Até que ponto um governo pode interferir na escolha do filme que representará seu país da Categoria de Melhor Filme Internacional? Quais são os desafios do Oscar 2021 diante da pandemia? Essas são apenas algumas das perguntas que dois representantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood responderão neste encontro exclusivo.

com Meredith Shea e Shawn Finnie (diretores associados do Oscar)
mediação Thiago Stivaletti, jornalista e roteirista

sexta 30 de outubro

Novas Formas de Ver
às 10h

As mudanças obrigatórias nos hábitos de consumo – trazidas pelo mundo digital e aceleradas pela pandemia –, o cancelamento de festivais e o fechamento dos sets obrigaram toda a cadeia do audiovisual a se reinventar. Que cara terá e como será visto o cinema no futuro? O que o comportamento do público, durante a covid-19, ensinou aos profissionais do setor? Como se dará a relação entre o streaming e as salas? Nessa vastidão de dúvidas, algumas respostas já começam a surgir. E é sobre elas que se centra esta mesa.

com Alessandro Raja (Festival Scope), Nathanaël Karmitz (MK 2) e José Luis Rebordinos (Festival de San Sebastian Festival)
mediação Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra

Veja também