No dia 26 de julho, às 19h, o Itaú Cultural (IC) recebe o lançamento do livro Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: a trajetória e o protagonismo de Léa Garcia, do historiador Julio Claudio da Silva, publicado pela Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Buscando recuperar aspectos da história do protagonismo negro no pós-abolição brasileiro, o livro resgata a trajetória da atriz de teatro, cinema e televisão Léa Lucas Garcia. A obra parte dos trabalhos da atriz no Teatro Experimental do Negro (TEN), em 1952, e sua atuação no longa metragem Orfeu Negro ou Orfeu do Carnaval, de 1959, para abordar as memórias da vida de Léa, através de entrevistas concedidas ao autor, outras publicadas em livro e matérias de periódicos.
O evento conta com intervenção musical da cantora, atriz e escritora Ayô Tupinambá, bate-papo sobre o livro com o autor Júlio Claudio da Silva e a artista Léa Garcia. A mediação fica por conta do cineasta Joel Zito Araújo.
Lançamento Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: a trajetória e o protagonismo de Léa Garcia [com interpretação em Libras]
quarta 26 de julho de 2023
às 19h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Reserve seu ingresso [a partir de 19 de julho]