No dia 16 de novembro, o Itaú Cultural (IC) recebe o show Da nebulosa ao brilho, do grupo Pastoras do Rosário. Formado por Carla Lopes, Dona Margarida, Lara de Jesus, Marlei Madalena, Rainha Neuza, Sandrinha do Rosário, Sol Majestade e Wilma Ayó, as Pastoras do Rosário cantam e evocam a própria existência e a ancestralidade do povo negro brasileiro. Como griôs sob a árvore do baobá, o grupo formado por mulheres negras – em sua maioria sexagenárias – conta a experiência de envelhecer, resistir e existir, através do afeto e do amor.
O baobá das pastoras se manifesta através da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, construída pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos – descendentes de africanos mantidos em regime de escravidão no século XVIII. A herança de resistência e devoção se reflete no repertório do grupo, influenciado pelas congadas, pelos moçambiques e pelos sambas de roda.

Ficha técnica
Voz: Carla Lopes, Dona Margarida, Emília Maria, Lara de Jesus, Marlei Madalena, Rainha Neuza, Sandrinha do Rosário e Sol Majestade
Contrabaixo: Ronaldo Gama
Violão: Ravi Landim
Bateria: Léo Carvalho
Percussão: Giba Jet, Jhony Guima e Sisá
Direção artística: Renato Gama
Produção musical: Renato Gama e Ronaldo Gama
Pastoras do Rosário [com interpretação em Libras]
quinta 16 de novembro de 2023
às 20h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Reserve seu ingresso [a partir de 8 de novembro, às 12 horas]