Classificação indicativa: Livre
 

Respeitável público, o circo de Benjamim de Oliveira chegou! A 54a Ocupação Itaú Cultural apresenta a vida e a obra de um dos mais importantes artistas circenses do Brasil, que, durante mais de cinco décadas, atuou nos palcos-picadeiros e nos bastidores do circo.

Nascido em Pará de Minas (MG), filho de uma mulher escravizada com o capataz da fazenda, Benjamim fugiu com o circo aos 12 anos. Aos 19, foi palhaço pela primeira vez. Multiartista, também foi ginasta, acrobata, músico, cantor, dançarino, ator, autor de músicas e peças teatrais e diretor de companhia.

Esta Ocupação – a primeira a homenagear um artista circense – apresenta a família e a carreira de Benjamim, assim como representa o circo no Brasil entre o final do século XIX e o começo do XX.

No espaço expositivo, destaque para pessoas com quem ele articulou, criou e contracenou. Fotos dos circos e de Benjamim em cena, anúncios dos espetáculos em jornais, revistas e matérias da época, fonogramas de músicas interpretadas pelo artista e por seus companheiros de composição e entrevistas que tratam de sua trajetória.

Conteúdo on-line

A Ocupação Benjamim de Oliveira não acontece somente no espaço expositivo. O público pode conferir diversos materiais que aprofundam os feitos do artista tanto no site itaucultural.org.br/ocupacao quanto no nosso canal no YouTube. De entrevistas com pesquisadores, artistas e família do homenageado a fotos e documentos históricos, além de textos exclusivos sobre Benjamim e o circo, o site também aborda o circo-teatro, a música, o palhaço, a ancestralidade e o legado.

Saiba mais sobre Benjamim de Oliveira na Enciclopédia Itaú Cultural.

Recursos acessíveis

O espaço expositivo contém recursos acessíveis pensados para possibilitar a melhor compreensão do conteúdo exposto. Para o público cego e/ou com baixa visão há audiodescrição do espaço, objetos táteis e conteúdo em braile. Já pessoas com deficiência auditiva podem explorar os videoguias e os materiais em áudio legendados em português e traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O site da Ocupação também conta com recursos de acessibilidade.

Visitação

Para segurança e melhor circulação dos visitantes pelos espaços expositivos das Ocupações, o número máximo de pessoas nesses locais são 30. Excedendo-se esse número, as equipes do Itaú Cultural (IC) fazem o controle de acesso do público. Não é necessário realizar agendamento prévio para visitar as mostras.

É importante ressaltar que a retomada segura das atividades permanece cumprindo os protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de covid-19, como: um metro de distanciamento entre o público, uso de máscara em todos os ambientes e protocolos sanitários de higienização.

Confira a cartilha completa com as medidas adotadas pelo Itaú Cultural.

Ocupação Benjamim de Oliveira
abertura 27 de novembro de 2021
às 11h

visitação até 27 de fevereiro de 2022
terça a domingo 11h às 19h
piso térreo

Entrada gratuita
Itaú Cultural
– Av. Paulista, 149, São Paulo

[livre para todos os públicos]

Veja também