No dia 22 de julho, às 19 horas, o Itaú Cultural (IC) recebe a pesquisadora oxunista e professora nigeriana Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí para o lançamento do livro Estudos africanos de gênero, publicado pela editora Martins Fontes, em parceria com o Itaú Cultural e a Fundação Tide Setúbal. Neste encontro, Oyèrónkẹ́ – que também é autora de A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero e Mulheres africanas e feminismo: reflexões sobre a política da sororidade – conversa com a jornalista, escritora e professora Bianca Santana sobre os principais temas do livro e sobre a abordagem da pesquisadora acerca de questões de gênero e raça. O bate-papo conta com interpretação em Libras, tradução simultânea e transmissão ao vivo – no site do IC e pelo canal do Itaú Cultural no Youtube.
O livro Estudos africanos de gênero reúne mais de 20 textos de pensadoras e pensadores de diferentes origens étnicas, nacionalidades, perspectivas teóricas e idiomas, evidenciando a multiplicidade de abordagens dos estudos de gênero no continente africano.
O evento é parte do projeto Ancestralidades, plataforma digital oriunda da parceria entre o Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal, que reúne e divulga conteúdos relacionados a saberes, histórias e culturas da população negra e indígena.
Para participar presencialmente, retire seu ingresso pela plataforma INTI [a partir do dia 15 de julho, às 12h]
Lançamento do livro Estudos africanos de gênero [com interpretação em Libras]