Os sentidos do sonho, a partir das culturas indígenas, da psicanálise e de outras óticas
Publicado em 01/10/2025
Atualizado às 17:35 de 01/10/2025
O que é o sonho e aonde ele nos leva? No dia 14 de outubro, o filósofo e escritor Ailton Krenak e a artista visual Rivane Neuenschwander se reúnem no Itaú Cultural para uma conversa sobre essa temática, que marca os seus processos criativos. A mediação é da pesquisadora Hanna Limulja. Para assistir à mesa, reserve seu ingresso pela Inti no próprio dia do evento.
A mesa é um cruzamento entre duas exposições atuais do IC: a Ocupação Ailton Krenak e o Brasil de susto e sonho: um panorama na obra de Rivane Neuenschwander. Ambos os convidados trabalham o sonho como prática e conhecimento: Ailton, cultivando as tradições do seu povo e encontrando no onírico não outro mundo, mas algo contínuo ao que vivemos despertos; Rivane, buscando, com recursos da psicanálise e da criação coletiva, as figuras do medo e da fantasia que vagam no inconsciente.
Em ambos, o sonho é fonte de transformação. A partir do encontro dessas perspectivas, o público é chamado a pensar de forma renovada sobre o sonho, e a sonhar em conjunto.
Entre Sonhos – Ailton Krenak e Rivane Neuenschwander [com interpretação em Libras]
mediação Hanna Limulja
Reserve seu ingresso pela Inti
[classificação indicativa: 14 anos, segundo autodefinição]