Acessibilidade

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Espaço Milú Villela, dedicado às artes visuais, é inaugurado no Itaú Cultural

A abertura do novo espaço expositivo traz a exposição “Brasil das múltiplas faces”, com curadoria de Agnaldo Farias

Publicado em 17/10/2025

Atualizado às 14:12 de 20/10/2025

A partir de 22 de outubro de 2025, o Itaú Cultural (IC) abre para o público mais um piso de exposições: o Espaço Milú Villela. O sétimo andar da instituição constitui-se como uma reserva técnica aberta, mobilizando as dimensões de pesquisa, preservação, estudo e, principalmente, descoberta.

Com curadoria de Agnaldo Farias, a primeira mostra a ocupar esse ambiente é Brasil das múltiplas fases, a qual revela como nosso país é representado e reinventado na criação artística nacional. Realizada a partir de recortes das obras da Coleção Itaú e de outros acervos do grupo Itaú, a exposição apresenta uma variedade de gêneros (retrato e paisagem, por exemplo) e estilos (abstração geométrica e informal, Nova Figuração etc).

Espaço Milú Villela, no qual aparece uma série de quadros.
Espaço Milú Villela | imagem: André Seiti

EOS e EHP

No Itaú Cultural, há mais duas outras exposições permanentes que também apresentam seleções da Coleção Itaú: o Espaço Olavo Setubal, com foco na história do Brasil; e o Espaço Herculano Pires, dedicado à numismática. Ademais, várias mostras com recortes temáticos dessa coleção – livros de artista, videoarte, fotografia moderna – são apresentadas periodicamente na sede do IC e em itinerâncias por espaços culturais no país.

Homenagem a Milú Villela

Maria de Lourdes Egydio Villela (1943) construiu uma trajetória dedicada a causas sociais e culturais, especialmente na educação e nas artes.

Psicóloga, gestora cultural e filantropa, Milú fundou, em 1970, a escola Caracol, orientada pelas ideias de Paulo Freire e Jean Piaget. Ainda no campo educacional, criou, em 1994, a Associação Comunitária Despertar, organização voltada à qualificação profissional de jovens na periferia da zona sul da capital paulista, e, em 2006, a fundação Todos pela Educação.

Já na área cultural, sua paixão pelas artes a leva, em 1994, à presidência do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo), ampliando o acervo da instituição. Tamanho é o sucesso de Milú no MAM que, em 2001, Olavo Setúbal, então presidente do conselho do Itaú, convidou-a a assumir o comando do Itaú Cultural (IC). À frente do IC, Milú intensificou sua missão pela democratização do acesso à cultura e à educação.

Espaço Milú Villela, no qual aparece uma série de quadros.
Brasil das múltiplas fases no Espaço Milú Villela | imagem: André Seiti

Para saber mais sobre Milú Villela, acesse miluvillela.org.br.

Espaço Milú Villela – visitação
a partir de quarta 22 de outubro de 2025
Itaú Cultural – 7º andar

[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]

Compartilhe