Peça conta a história de duas crianças que chegam a São Paulo e, para vencer a saudade de casa, embarcam em uma viagem pelo “Velho Chico”
Publicado em 09/02/2026
Atualizado às 18:20 de 13/02/2026
Mudar pode ser uma experiência assustadora. Adaptar-se a novos lugares e pessoas, lidar com a saudade da terra natal e enfrentar o choque cultural são desafios do cotidiano de Chica, de Alagoas, e Maria, de Minas Gerais, duas crianças que acabaram de chegar a São Paulo. Contudo, uma viagem mágica pelas águas do Rio São Francisco mostrará que, com a força da amizade, elas podem superar o medo e tornar essa jornada cada vez mais leve.
Essa é a história da peça Foi o rio quem disse, que estará em cartaz no Itaú Cultural (IC) de 22 de fevereiro a 28 de junho, aos domingos, às 16h. Criado por artistas migrantes da Plataforma Casca, o espetáculo infantil combina teatro, música e dança em uma divertida aventura, que aborda temas como migração regional, xenofobia, diversidade cultural e pertencimento, celebrando a pluralidade das identidades culturais brasileiras.
Garanta seu ingresso pela Inti a partir do dia 17 de fevereiro, às 12h. A entrada é gratuita. Para mais informações sobre reserva de ingressos para eventos presenciais no IC, clique aqui.
Caso os ingressos se esgotem, os interessados podem comparecer ao IC no dia do evento para aguardar por ingressos remanescentes. Não se trata de uma garantia: é necessário entrar na fila (organizada uma hora antes da atração) e, caso haja desistências, será possível obter o ingresso.
Foi o rio quem disse [com interpretação em Libras]
de 22 de fevereiro a 28 de junho de 2026
domingos | 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Vermelha – 70 lugares
[classificação indicativa: livres, segundo autodefinição]
Entrada gratuita.