Mesas de debate abordam perspectivas de criação, apoio, formação e pesquisa
Publicado em 13/02/2026
Atualizado às 16:30 de 13/02/2026
A exposição Game+ Arte, cultural e comunidade está a todo vapor. Em fevereiro e março, em sinergia com a mostra, o Itaú Cultural apresenta uma série de mesas de bate-papo sobre temas fundamentais do mundo dos games: criação, produção, apoio, formação, pesquisa e organização do setor no Brasil. Os encontros acontecem nos dias 23 e 24 de fevereiro e 2 e 3 de março, sempre às 19 horas, no Itaú Cultural.
No dia 23 de fevereiro, segunda-feira, a programação abre com a mesa Por trás do jogo: making of de dois jogos brasileiros. Com mediação de Karla Suzart, curadora-chefe do Gamescom Latam BIG Festival, o bate-papo apresenta dois jogos presentes na exposição: Huni Kuin - Beya Xinã Bena e Wish Us Luck. Os convidados Guilherme Meneses, Nadja Marin e Marcelo Miazzi apresentam suas ideias iniciais, referências, protótipos, testes e curiosidades do desenvolvimento.
Na terça-feira, 24 de fevereiro, o foco são os editais, parcerias, captação de recursos, matchmaking, e outras ações de fomento na mesa Apoio, visibilidade e oportunidades para desenvolvedores de games. Com mediação de Sérgio Nesteriuk, consultor da exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, e participação dos convidados Douglas Pallone, Claudio Gusmão e Gustavo Steinber. A mesa dá destaque para alguns caminhos possíveis para desenvolvedores iniciantes e experientes ampliarem suas redes, acessarem oportunidades e colocarem seus projetos em circulação.
A terceira mesa, que acontece no dia 2 de março, segunda-feira, discute a pesquisa e formação em games no Brasil: desde a organização de redes e fóruns de ensino até a consolidação de cursos e programas de pós-graduação. Com mediação de Sérgio Nesteriuk, consultor da exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, o bate-papo conta com a presença de Alan Carvalho, Delmar Galisi e Ivelise Fortim.
Por fim, no dia 3 de março, a programação promove uma conversa com a ABRAGAMES (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais), contando também com mediação de Sérgio Nesteriuk, consultor da exposição Game+ Arte, cultura e comunidade. A mesa tece um panorama sobre a organização do setor, suas pautas atuais e perspectivas para o desenvolvimento da indústria brasileira de jogos.
Confira abaixo mais informações da programação:
Por trás do jogo: making of de dois jogos brasileiros [com interpretação em Libras]
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Retire seu ingresso [a partir de 16 de fevereiro, às 12h]
Apoio, visibilidade e oportunidades para desenvolvedores de games [com interpretação em Libras]
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Retire seu ingresso [a partir de 16 de fevereiro, às 12h]
Pesquisa e formação em games [com interpretação em Libras]
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Retire seu ingresso [a partir de 23 de fevereiro, às 12h]
Conversa com a ABRAGAMES [com interpretação em Libras]
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Retire seu ingresso [a partir de 23 de fevereiro, às 12h]