Acompanhe três episódios da terceira temporada do podcast, que traz crônicas do dramaturgo e um pequeno trecho adaptado de “O bem-amado”
Publicado em 10/01/2023
Atualizado às 03:00 de 11/05/2025
Em sinergia com a Ocupação Dias Gomes, três novos episódios estreiam nesta terça-feira (10) no podcast Ficções Itaú Cultural. Crônicas escritas pelo autor e um trecho de um de seus maiores sucessos, O bem-amado, já podem ser acessados. Confira:
Nos tempos de Dulcina
O primeiro episódio, com direção e performance de Cleide Queiroz, é uma crônica criada em 1996 pelo dramaturgo para o jornal O Dia, em homenagem à vida e à obra da atriz e produtora Dulcina de Moraes.
Ficha técnica
Texto: Dias Gomes
Direção e performer: Cleide Queiroz
Produção: Kavantan & Associados Projetos
Vou dar à luz
O segundo episódio também é uma crônica escrita para o mesmo jornal em 1996. Neste, o autor fala sobre o processo de estreia de suas obras. A direção e a performance são de Daniel Veiga.
Ficha técnica
Texto: Dias Gomes
Direção e performer: Daniel Veiga
A alma “lavada e enxaguada” de Odorico Paraguaçu
Este episódio é um curto trecho adaptado da novela O bem-amado (1973) com um rápido solo do personagem central da trama. Eleito prefeito da fictícia cidade de Sucupira, Odorico tem como principal objetivo conseguir um defunto para inaugurar a sua grande obra: o cemitério da cidade.
A narrativa cita outros conhecidos personagens, como as irmãs Cajazeiras, Dirceu Borboleta e Zeca Diabo, e o linguajar popularesco de Odorico. Este episódio, assim como a obra na qual foi baseado, é uma sátira atual e divertida da elite e da política brasileira. Rudifran Pompeu é o responsável pela adaptação do texto, pela direção e pela performance.
Ficha técnica
Texto: Dias Gomes
Adaptação do texto, direção e performer: Rudifran Pompeu
Narrador: Casa das Vozes (terceirizada)
Veja também:
>> Ocupação Dias Gomes
Ouça todos os episódios disponíveis do podcast “Ficções Itaú Cultural” clicando aqui ou pesquisando o nome do programa em aplicativos especializados, como o Spotify, o Google Podcasts e o Apple Podcasts, no celular ou no computador.
ITAÚ CULTURAL
Presidente: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música: Galiana Brasil
Coordenador do Núcleo de Artes Cênicas: Carlos Gomes
Produção Artes Cênicas: Regina Medeiros e Tiago Ferraz
Gerente do Núcleo de Audiovisual: André Furtado
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Amanda Lopes
Edição e finalização de som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução vinheta: Adriana Braga, Julio de Paula e Malu Pontes (terceirizados)
Trilha musical vinheta: "El río fluye", de Reuven Bransburg