Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Curso para professores na Escola IC ensina curadoria de literatura infantil

Trabalho da linguagem, formação de leitores e direito à literatura estão entre os temas

Publicado em 16/01/2024

Atualizado às 19:12 de 09/01/2024

Mundo dos livros, vasto mundo dos livros. Para quem inicia seu percurso por corredores de biblioteca e páginas cheias de palavras e ilustrações é preciso um guia, e professores são sempre chamados ao papel. Como cumpri-lo bem é o tema do curso Formação como curadoria: literatura para crianças, lançado hoje na Escola Itaú Cultural. 

Veja também:

>> “Encontro com professores” trata de Mario Pedrosa, arte e política
>> Seção “O bruxo na sala de aula”, no site Ocupação Machado de Assis

O curso é autoformativo e enfoca vários aspectos da introdução das crianças à literatura, discutindo o que é curadoria e os potenciais da formação de leitores, entre outros temas. A formação alinha conteúdos teóricos, exercícios práticos e materiais recomendados. A participação é gratuita: basta criar uma conta na Escola e se inscrever.

A subjetividade de cada um e o direito à literatura

Formação como curadoria: literatura para crianças sublinha a multiplicidade de formas pelas quais os escritores trabalham a linguagem e como criam os efeitos das suas obras. Além disso, enfatiza a experiência do leitor: como cada aluno se apropria das narrativas com que entra em contato? Essas perspectivas guiam o processo de curadoria. 

Outro conceito relevante para o curso é o direito à literatura, proposto pelo professor e crítico literário Antonio Candido. Veja aqui uma entrevista com o professor Celso Lafer sobre o tema e visite o site da Ocupação Antonio Candido, que apresenta a vida e a obra do autor, com destaque para uma seção dedicada à sua atividade na sala de aula.

Compartilhe