Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Economia da cultura: curso autoformativo disponível na Escola Itaú Cultural

Programa apresenta conceitos e ferramentas para a compreensão da relação entre cultura e economia

Publicado em 08/09/2021

Atualizado às 19:05 de 17/08/2022

Voltado para gestores, produtores e demais agentes culturais, o curso Economia da cultura: cadeia produtiva, indicadores e desenvolvimento territorial apresenta aos alunos conceitos e ferramentas para compreender de modo direto a relação entre cultura e economia, estimulando o aprofundamento dessa temática e da prática no uso de indicadores e dados para a tomada de decisão, das cadeias de produção na economia da cultura e dos hábitos de consumo cultural em ambientes híbridos, entre outros assuntos.

O programa autoformativo é ministrado por André Lira, Cláudia Leitão, Gisele Jordão e Leandro Valiati, com depoimentos de convidados nacionais e estrangeiros. Ao todo são quatro aulas: (1) Políticas públicas para economia da cultura no Brasil; (2) Economia da cultura; (3) Dados e cultura: a importância dos indicadores; e (4) Cultura, desenvolvimento e pandemia.

Confira a ementa completa, bem como a apresentação de professores e convidados, na plataforma da Escola Itaú Cultural.

Os conteúdos são disponibilizados em formatos variados, como apresentação, texto, podcast e vídeo, além de haver indicação de material de apoio para o aprofundamento dos temas debatidos nas aulas.

Percurso em produção cultural

O curso Economia da cultura faz parte do programa Percurso em produção cultural, que também já possui disponível o módulo sobre políticas culturais. O percurso busca equilíbrio entre teoria e prática, sem desprezar os subsídios históricos e conceituais. Será oferecida uma formação introdutória a produtores a fim de reforçar sua capacidade de lidar com as especificidades da gestão cultural, considerando as diversas demandas regionais e os desafios do tempo presente.

Em julho deste ano, foi disponibilizado o curso Políticas culturais: contexto histórico e agenda para o século XXIsaiba mais.

Economia da cultura: cadeia produtiva, indicadores e desenvolvimento territorial
curso livre
sem inscrições
sempre disponível – a partir de 8 de setembro de 2021

faça o seu login na Escola IC e aproveite!

Compartilhe