No ano passado, centenas de novos conteúdos foram adicionados ao catálogo da Itaú Cultural Play. Cadastre-se e não perca!
Publicado em 04/01/2023
Atualizado às 17:52 de 24/01/2023
O ano de 2022 foi repleto de novidades na IC Play: centenas de novos títulos foram adicionados ao catálogo, entre séries, filmes, shows e entrevistas de diversas regiões do país. A plataforma recebeu a programação de importantes festivais, como o Visões periféricas, o 32º Cine Ceará – festival ibero-americano de cinema, a 21ª mostra de cinema infantil de Florianópolis e o Festival internacional de curtas de São Paulo – curta Kinoforum, além de homenagens a Ozualdo Candeias, Zezé Motta, Tônia Carrero, Denoy de Oliveira e Alice Riff.
Veja também:
>>> Obras do acervo da Cinemateca passam a fazer parte do catálogo da IC Play
>>> 10 curtas dirigidos por mulheres para ver de graça na IC Play
Com o início do novo ano, fizemos uma lista dos dez conteúdos mais vistos na IC Play no ano passado, ainda disponíveis na plataforma. Cadastre-se e não perca!
1. Já que ninguém me tira para dançar (2021), de Ana Maria Magalhães
Documentário | 91 min
A vida e a arte de Leila Diniz, um dos maiores mitos femininos brasileiros, são revistas pelo olhar sensível e sagaz de Ana Maria Magalhães. A autenticidade e a liberdade de ser e agir de Leila abriram caminho para a revolução sexual durante os anos sombrios da ditadura militar. A estrela, que brilhou nos anos 1960, deixou um legado que permanece até hoje, 50 anos após a sua trágica morte.
2. Òrun Àiyé – a criação do mundo (2015), de Jamile Coelho e Cintia Maria
Animação | 12 min
Um avô narra à sua neta a história da criação do mundo e dos seres humanos segundo a mitologia iorubá. Tal como um velho contador, ele apresenta a jornada dos orixás e os conflitos deste episódio de nascimento, no qual homens e mulheres são moldados a partir do barro.
3. Em busca do espaço cotidiano – Imagens do inconsciente (1986), de Leon Hirszman
Documentário | 80 min
A obra narra a história do pintor Fernando Diniz, homem negro e pobre, filho de costureira. Ora figurativas, ora abstratas, suas obras traduzem um espírito em constante luta contra o caos. Mandalas, peças do cotidiano e complexas construções são as marcas de seus impressionantes desenhos, tapetes e modelagens.
4. Carandiru (2003), de Hector Babenco
Drama | 148 min
O dia a dia e as experiências de um médico sanitarista no maior presídio da América Latina, o Carandiru, palco de um dos mais terríveis massacres humanitários da história do Brasil. Amor, humor e amizade se somam nesta tocante história da vida no cárcere. Baseado no livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella.
5. Carmen Miranda: banana is my business (1994), de Helena Solberg
Documentário | 93 min
Nascida em Portugal e naturalizada brasileira, Carmen Miranda foi uma estrela cintilante que brilhou nos palcos brasileiros e nos musicais hollywoodianos. Seu nome se eternizou na calçada da fama em Los Angeles. Por trás do figurino exótico e da performance, há a história pessoal de uma mulher talentosa e desafiadora.
6. Deus e o diabo na terra do Sol (1964), de Glauber Rocha
Drama | 118 min
No sertão nordestino, um vaqueiro miserável mata o patrão. Ele foge com a mulher e é acolhido por um beato negro, de quem se torna um adepto. Insatisfeita, a elite local contrata um matador para dar cabo do santo e de seus fiéis. O casal sobrevive e, na Caatinga, se encontra com o bando do cangaceiro Corisco.
7. Xica da Silva (1976), de Carlos Diegues
Drama | 116 min
O filme narra a história real de Xica da Silva, mulher negra escravizada que ganhou alforria, fama, fortuna e amor nos braços de um representante da Coroa portuguesa na segunda metade do século XVIII, durante o ciclo do ouro em Minas Gerais. Xica da Silva tornou-se a “Rainha do Diamante” e escandalizou a elite branca.
8. Caminho dos gigantes (2016), de Alois Di Leo
Animação | 12 min
Oquirá é uma menina indígena e vive na floresta junto com o seu povo. Certo dia, ela se recusa a participar do ritual de passagem de um ancião e foge para a selva. Nela, Oquirá inicia uma jornada de conhecimento do ciclo da vida, entendendo que os seres humanos e a natureza são uma coisa só.
9. Cidade oculta (1986), de Chico Botelho
Policial | 80 min
Preso por porte de drogas, o marginal Anjo sai da prisão e reencontra um antigo comparsa, hoje chefe de uma gangue. Por intermédio dele, Anjo conhece Shirley Sombra, bandida e estrela de shows noturnos. Enquanto eles se envolvem amorosamente, Ratão, um policial corrupto, vai no encalço de Anjo para um acerto de contas.
10. A felicidade delas (2018), de Carol Rodrigues
Drama | 14 min
Na Avenida Paulista, coração do capitalismo latino-americano, duas mulheres se encontram. É noite de 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. Elas se manifestam coletivamente pelo direito de existir, mas o ato é repreendido pela polícia. Entre sirenes e balas de borracha, elas se refugiam num local abandonado.