Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC em casa: veja a oficina de dança com Orun Santana

O professor e bailarino Orun Santana trouxe suas vivências com as danças populares e com a cultura afro

Publicado em 22/09/2020

Atualizado às 12:04 de 21/09/2020

As oficinas de dança do IC para crianças seguem a todo vapor. Durante os meses de agosto e setembro, o professor e bailarino Orun Santana trouxe suas vivências com danças populares e com a cultura afro. 

Veja também:
>> 
Toda a programação IC para crianças está disponível aqui
>> Confira as aulas de dança do IC para crianças 

Confira abaixo a oficina completa, que conta com cinco vídeos.

Aula 1: Orun apresenta uma vivência com o ritmo e a dança do coco de roda, dança popular e tradicional presente em vários estados do Nordeste. Com esse ritmo contagiante, você vai conhecer referências nacionais da cultura popular brasileira. No fim da aula, um desafio: o passo do espantalho.

Aula 2: o professor e bailarino estende a mão para puxar todos para a roda nesta experiência de dançar a ciranda, ritmo e dança que tem seus movimentos inspirados nas águas do mar. Em tempos de isolamento social, fica ainda mais forte a importância de dar as mãos para dançar. O desafio desta aula é uma sequência de movimentos da ciranda. 

Aula 3: você já ouviu falar do maracatu? Que tal aprender mais sobre essa dança tradicional popular afro-brasileira originada em Pernambuco? Orun Santana mostra alguns dos movimentos básicos dessa dança, que encena personagens como rei, rainha, vassalos e baianas, mesclando referências africanas, indígenas e portuguesas no seu fazer.

Aula 4: vamos dançar cavalo-marinho? A quarta aula convida todos para conhecer esta tradição popular vivenciada principalmente na Zona da Mata Pernambucana: cavalo-marinho. Para o desafio, separe um cabo de vassoura.

Aula 5: encerrando as aulas de danças populares, o professor e bailarino Orun Santana traz a energia do Carnaval de Pernambuco com a tradição reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade, o frevo, com alguns passos básicos como ponta de pé e calcanhar e ferrolho. No fim da aula, o desafio vai fazer você voar!

Compartilhe