As produções reúnem olhares vindos de diferentes regiões do Brasil, revelando perspectivas diversas sobre temas urgentes e atuais
Publicado em 27/10/2025
Atualizado às 16:23 de 10/11/2025
Pela primeira vez, o Ecocine – Festival de Cinema Ambiental e Direitos Humanos se une à Itaú Cultural (IC) Play para apresentar sete curtas-metragens selecionados pela curadoria do festival, todos disponíveis em nosso serviço de streaming gratuito a partir de 7 de novembro.
Em sua 33ª edição, o festival amplia o olhar sobre as complexas relações entre o ser humano e o meio ambiente e incorpora também o conceito de DESCA: Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, proposto pela ONU, convidando o público a refletir sobre os múltiplos aspectos que compõem o equilíbrio entre sociedade e natureza.
Além dos filmes disponibilizados na IC Play, cuja lista completa você vê abaixo, exibições presenciais acontecem em diversas cidades do estado de São Paulo entre outubro e novembro de 2025:
Entre as cinzas (2025)
Daniel Calil | 23 minutos
No Brasil, incêndios florestais criminosos são a principal causa do desmatamento e são explorados como tática por grileiros. Alex Gomes, líder de uma Brigada Voluntária, combate incêndios exaustivos e perigosos na tentativa de salvar sua comunidade e o meio ambiente.
[classificação indicativa: 12 anos]
Amiga lata, amigo rio (2025)
Thiago Cascabulho | 10 minutos
O peixe Douradinho busca ajuda das crianças para salvar o rio.
[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]
Esse é o bicho (2024)
Daniel Neves Montezano | 21 minutos
Um mundo onde pequenas criaturas têm grandes histórias para contar! Uma jornada animada na qual animais compartilham suas experiências únicas, desafios e segredos fascinantes.
[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]
Ontem lembrei de minha mãe (2025)
Leandro Afonso | 23 minutos
Um episódio da infância retorna à memória de um homem sem terra. Décadas depois, ele decide compartilhá-las.
[classificação indicativa: 14 anos]
Quando começa a chover o coração bate mais forte (2025)
Mirian Fichtner | 15 minutos
O curta vai além de um registro histórico sobre as enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, mergulhando no olhar dos atingidos, tecendo um inventário dos medos, traumas na vida dos que perderam tudo, especialmente as populações periféricas negras, mulheres, idosos e crianças.
[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]
Conectadas: infância e clima (2024)
Rita da Silva | 7 minutos
As crianças estão entre as mais vulneráveis às mudanças climáticas. Na última década, Usina da Imaginação pesquisou as questões que mais desafiam a vida delas. No filme, as crianças e suas mães — em suas próprias palavras, por meio de suas brincadeiras e artes — exigem que o mundo enfrente os problemas fundamentais das mudanças climáticas.
[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]
Wuitina numiá / Meninas coragem (2021)
Rita de Cácia Oenning da Silva and Kurt Shaw | 19 minutos
Quando um garimpeiro aparece em uma remota comunidade amazônica, subornando um homem local para guiá-lo pela selva para encontrar ouro, três garotas descobrem seus planos. Inspiradas pelas histórias do pajé sobre a resistência Tukano à chegada dos colonos portugueses, as meninas criam armadilhas para expulsá-lo.
[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]