Filme de Carlos Nader conta como a primeira Bienal Internacional de Arte transformou a capital paulista em referência mundial
Publicado em 21/10/2025
Atualizado às 14:20 de 21/10/2025
Setenta e quatro anos depois da primeira Bienal Internacional de Arte de São Paulo, o público pode revisitar o momento que transformou a história da cultura brasileira. A IC Play lança com exclusividade o documentário A criação da Bienal, dirigido por Carlos Nader, que revela os bastidores do evento realizado entre 1950 e 1953, período de intensas transformações culturais e políticas no país.
O filme resgata o espírito de otimismo e modernização do Brasil do pós-guerra e mostra como a união de mentes distintas e visionárias deu forma ao primeiro número da Bienal. O empresário Ciccillo Matarazzo reuniu personalidades como o crítico Mario Pedrosa e o magnata Nelson Rockefeller, num diálogo improvável que resultou em um dos maiores acontecimentos artísticos do século XX.
A produção, apoiada pela Fundação Bienal de São Paulo e realizada pelo Itaú Cultural, recupera documentos, imagens e depoimentos que mostram a efervescência intelectual da época e o impacto duradouro do evento na cultura brasileira.
>>Veja também: Conheça o site da Ocupação Mario Pedrosa
A criação da Bienal (2024)
direção: Carlos Nader
51 minutos | livre, segundo autodefinição
O documentário retrata o nascimento da Bienal de São Paulo, de 1950 a 1953, que marcou a cidade como pólo referencial da arte e da cultura mundial. Contextualiza o otimismo e a ambição do Brasil da época e mostra como o evento se tornou realidade ao reunir à mesa pessoas diversas, como o trotskista Mario Pedrosa e o bilionário Nelson Rockefeller, entre outras, capitaneadas pelo empresário Ciccillo Matarazzo.