Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“Acervo Maracá” lança curtas sobre as culturas afro-brasileira e indígena

Série de documentários, que reúnem depoimentos de mestres e artistas, será lançada semanalmente no YouTube

Publicado em 17/01/2023

Atualizado às 14:28 de 19/01/2023

Resultado de quase 30 anos de convivência direta e intensiva com culturas tradicionais brasileiras, o projeto Acervo Maracá – 10 pedras – contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020 e idealizado pela diretora, musicista e pesquisadora Renata Amaral – estreia em seu canal do YouTube uma série de dez vídeos que contam histórias das culturas afro-brasileiras e indígenas, por meio de seus mestres e artistas.  

“As entrevistas e os depoimentos apresentados nos vídeos mostram a força criativa e o fazer artístico presente nas comunidades. São melodias, movimentos e ritmos matrizes da nossa cultura urbana, muitas vezes criados em meio a um contexto de conflito e exclusão social”, explica Renata.

Os materiais audiovisuais inéditos se transformaram em curtas-metragens, que serão lançados semanalmente, às terças-feiras, sempre às 19 horas. Dirigido por Luiza Fernandes, o episódio de estreia aborda a Tenda São José – situada no Povoado Santa Rosa dos Pretos, na cidade de Itapecuru-Mirim (MA) – a partir do olhar de Mãe Gildete, Mestra Luizinha e Manoel Batazeiro, guardiões dos ritos do terecô, religião afro-brasileira centenária com origem no interior do Maranhão.

Com registros entre 1999 e 2003 – ao todo foram 15 viagens para o local –, o curta mostra a dança circular, os costumes e as cantigas do terecô – também conhecido como umbanda e tambor da mata. Veja o episódio abaixo:

Assista aos demais episódios no canal do YouTube do projeto.

Compartilhe