Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

No Sesc, “Amazônia – Sebastião Salgado” apresenta 205 fotografias inéditas

Fruto de sete anos de trabalho, em que o fotógrafo visitou 12 comunidades indígenas isoladas, mostra terá uma exposição sobre o seu processo criativo no IC

Publicado em 17/02/2022

Atualizado às 18:25 de 16/08/2022

Até 10 de julho, o Sesc Pompeia abriga Amazônia – Sebastião Salgado, mostra que exibe 205 fotos inéditas do fotógrafo Sebastião Salgado, material produzido em sete anos de trabalho, estadias em comunidades indígenas isoladas e viagens pelo Rio Amazonas e seus afluentes. A exposição traz também sete vídeos com depoimentos de lideranças indígenas que tratam da importância da região enfocada e dos seus problemas atuais.

Um indígena Yanomami está no centro da imagem, com os braços levantados e as mãos espalmadas para lados opostos. Tem o corpo pintado e usa um grande colar.
Uma das fotos presentes na exposição Amazônia – Sebastião Salgado

Idealizada por Lélia Wanick Salgado, Amazônia ­– Sebastião Salgado já passou por vários países europeus – França, Itália e Inglaterra – e agora chega ao Brasil. O espaço expositivo, além das imagens, conta com uma música de Jean-Michel Jarre. Outros destaques são dois espaços de projeção: o primeiro com vistas de paisagens florestais musicadas por “Erosão – origem do Rio Amazonas”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e o segundo com registros de populações indígenas com trilha composta por Rodolfo Stroeter.

Essa mostra será acompanhada, entre 8 de março e 29 de maio, por Amazônia: o processo de criação de Sebastião Salgado, exposição no Itaú Cultural que exporá bastidores das viagens que originaram o evento do Sesc, com fotografias feitas pelo jornalista Leão Serva e pelo fotógrafo Everton Ballardin, além de Lélia.

Amazônia – Sebastião Salgado
até domingo 10 de julho

terça a sábado, das 10h às 21h
domingo e feriado, das 10h às 18h

Entrada gratuita

Sesc Pompeia | Rua Clélia, 93, Água Branca – São Paulo/SP

Compartilhe