Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Aniversário de Dona Ivone Lara vira o Dia Nacional da Mulher Sambista

Lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4 de abril

Publicado em 12/04/2024

Atualizado às 11:19 de 12/04/2024

Treze de abril, data de nascimento de Dona Ivone Lara [https://ocupacao.icnetworks.org/ocupacao/dona-ivone-lara/], virou o Dia Nacional da Mulher Sambista. A Lei 14.834 foi sancionada em 4 de abril pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União; como não teve vetos, já está em vigor.

Mulher negra aparece em close em uma foto preto e branca. Ela está sentada em uma poltrona e usa um vestido branco. Está dando um leve sorriso.
Dona Ivone Lara foi homenageada na Ocupação Itaú Cultural em 2015 (imagem: Wilson Montenegro)

Veja também:
>>Conteúdo exclusivo sobre Dona Ivone Lara no site Ocupação
>>Dona Ivone Lara na Enciclopédia Itaú Cultural

De acordo com informações da Agência Senado, o relator da proposta é o senador Cid Gomes (PSB-CE). “A instituição da data comemorativa dará visibilidade a outras mulheres brasileiras, que se destacaram e ainda hoje assumem um papel proeminente na história do samba”, diz ele em seu relatório.

Em um palco aparecem três pessoas: um homem e duas mulheres. O homem está de pé com um bandolim nas mãos. A mulher do meio é grisalha, tem cabelos longos e olha, assim como o homem, a senhora mais idosa que está sentada. A mulher idosa é negra, usa óculos, está com as mãos juntas em prece e sorri.
Maria Bethânia canta com Dona Ivone Lara (imagem: Guto Costa)

Homenageada no programa Ocupação Itaú Cultural em 2015, Dona Ivone Lara morreu em 16 de abril de 2018, aos 97 anos. Reconhecida como a primeira mulher a compor e assinar um samba-enredo, Dona Ivone inovou também ao ser aceita na ala de compositores de uma escola de samba, a Império Serrano.

 

Compartilhe