Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Artistas latino-americanos promovem ações culturais com o uso do bambu

No Dia Mundial do Bambu, celebrado em 18 de setembro, um grupo de artistas latino-americanos promove diversas ações com o intuito de aumentar a consciência global quanto ao uso dessa planta

Publicado em 12/09/2019

Atualizado às 11:33 de 14/11/2022

No Dia Mundial do Bambu, celebrado em 18 de setembro, um grupo de artistas latino-americanos promove diversas ações com o intuito de aumentar a consciência global quanto ao uso dessa planta – para além de seu conhecimento tradicional. Trata-se da primeira experiência coordenada entre os artistas da Rede Mundial Corpo Bambu (RCB), grupo criado em maio deste ano após 30 dias de residência artística em Brasília (DF), apoiada pelo Rumos Itaú Cultural.

Veja também:
>> Grupo de artistas brasileiros e latino-americanos lança rede mundial dedicada à "arte corpo bambu"

Confira a seguir os eventos programados no Brasil, no México e na Espanha.

Brasil

Na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro (RJ), a Intrépida Trupe promove a construção de mastros e tripés de bambu e uma oficina de “arte corpo bambu” para os professores da companhia, coordenada por Beth Martins.

Em Bragança Paulista, no estado de São Paulo, Mariana Duarte oferece uma oficina de montagem de tetraedro, instrumento acrobático de bambu, seguida de uma pesquisa de movimento com os alunos. Já em São José dos Campos (SP), no EcoPátio, Brunieli Ferreira promove um encontro de bambuzeiros em parceria com o Parque de Bambu SP. A programação inclui apresentação dos bambuzeiros e vivência corpo bambu.

No Centro-Oeste do país, Ana Flávia Almeida, uma das fundadoras da Cia. Nós no Bambu, promove a construção de novos instrumentos acrobáticos de bambu com alunos e colaboradores em Alto Paraíso (GO). No povoado de São Jorge, também em Goiás, Lucila Ruiz realiza uma performance com pirâmides de bambu em parceria com a loja Janelas do Imaginário.

Na Região Norte, em Taquaruçu (TO), Kadú Oliviê, do Circo os Kako, organiza uma vivência de tratamento de bambu na bambuzeria Taquarucirco, numa troca artística com o Circo Teatro Palombar, de São Paulo (SP).

Por fim, em Quixadá, no Ceará, Gerlídia Tavares dará uma aula com bastões de bambu em espaços públicos da cidade, com integrantes da Cia. Rastro; a atividade é aberta à participação popular.

México e Espanha

No México, uma jornada de arte corpo bambu acontece no Mercado da Luz de Monterrey. Na programação, circo, bambuteca e mesa de apresentação de projetos são coordenados por Cezar Soledad, com a participação dos grupos locais Carpa Verde e Circolectivo.

Já Poema Mühlenberg, fundadora da Cia. Nós no Bambu e coordenadora-geral da Residência Nós no Bambu, fará uma ação-surpresa na Ilha de Maiorca (Espanha), em parceria com o Circ Bover. A ação ocorre durante o período de criação do novo espetáculo da companhia espanhola, que costuma trabalhar com cenografias de bambu. Poema estará em Maiorca para dirigir o novo espetáculo do Circ Bover.

Para saber mais sobre as programações, clique aqui.

Compartilhe