No primeiro episódio, os apresentadores André Felix e Gabriel Martins recebem a atriz e dramaturga Grace Passô
Publicado em 02/04/2026
Atualizado às 13:50 de 02/04/2026
O que acontece quando dois artistas negros, com trajetórias marcantes na produção cultural brasileira, se reúnem para refletir sobre cinema, música, arte e negritude? É essa a proposta do novo podcast Blecaute, feito em parceria com o Itaú Cultural (IC) e com apresentação dos cineastas André Felix e Gabriel Martins, que receberão convidados de peso para conversas profundas acerca de processos criativos, representatividade, indústria cultural, ancestralidade e crítica.
Todas as quintas-feiras, a partir de 2 de abril, o público poderá conferir episódios inéditos de Blecaute, que busca ser uma companhia reflexiva e prazerosa para quem acompanha cultura no Brasil. As conversas terão o mesmo ponto de partida: colocar em evidência artistas e pensadores brasileiros, bem como dilemas que atravessam seus trabalhos. Como complemento, cada episódio trará indicações de filmes nacionais relacionados aos assuntos discutidos na conversa ou ao próprio artista convidado; todas as produções indicadas estarão disponíveis na IC Play – a plataforma de streaming gratuita do IC. Os episódios do podcast Blecaute poderão ser ouvidos tanto aqui, no site do IC, como no aplicativo especializado de sua preferência (como Spotify e Apple Podcasts), seja no celular ou no computador – basta pesquisar o nome do programa.
No primeiro episódio de Blecaute, André e Gabriel recebem a atriz, dramaturga e diretora Grace Passô. Na conversa, ela percorre sua trajetória no teatro, no cinema e no processo de criação e idealização de obras como Por Elise (2005) e Vaga carne (2019). Grace reflete sobre a importância de colaborações que a tiram de sua zona de conforto criativa e sobre o significado de ser uma artista intelectual que também utiliza o corpo em cena, além de oferecer uma análise do cenário atual do cinema negro brasileiro.
Os filmes nacionais indicados por André e Gabriel nesse episódio inaugural são cinco: No coração do mundo (2019), protagonizado pela própria Grace; Engole o choro (2023); A Rainha Diaba (1974); Os primeiros soldados (2021); e Limite (1931) – lembrando que todas essas produções estão disponíveis na IC Play; abaixo, a sinopse de cada uma delas.
No coração do mundo (2019)
direção: Gabriel Martins e Maurilio Martins | 120 minutos | 16 anos
Marcos mora na periferia de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), junto com a irmã e a mãe. Sem emprego fixo e grandes perspectivas de futuro, ele vive na corda bamba, entre bicos e pequenos delitos. Certo dia, Selminha, uma amiga, elabora um plano supostamente infalível, que promete tirar todo mundo da lama.
Engole o choro (2023)
direção: Fabio Rodrigo | 11 minutos | 12 anos, segundo autodefinição
Num bairro de periferia de São Paulo (SP), Anderson pega escondido a moto do pai. Ele sobe até uma praça e reage com violência à provocação de um rapaz. Machucado, com a testa sangrando, ele vai parar numa delegacia. Até que seu pai aparece para buscá-lo.
A Rainha Diaba (1974)
direção: Antonio Carlos da Fontoura | 100 minutos | 18 anos
Do quarto dos fundos de um bordel, a feroz Rainha Diaba controla o tráfico de entorpecentes na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Para evitar que um protegido seu seja preso, ela tenta envolver um gigolô numa onda de crimes, para assim enganá-lo e entregá-lo à polícia. Mas o cafetão se encanta com a fama de bandido perigoso, fazendo com que a situação saia do controle.
Os primeiros soldados (2021)
direção: Rodrigo de Oliveira | 107 minutos | 14 anos
No começo dos anos 1980, um grupo de jovens gays e mulheres festejam o Ano Novo. Enquanto isso, Suzano, um estudante de biologia, acaba de voltar do exterior, sentindo que algo de grave acontece com seu corpo. Primeira vítima da AIDS em Vitória (ES), ele tenta a todo custo entender a doença. Nessa jornada, Suzano constrói uma amizade com duas pessoas também infectadas: Rose, uma performer transexual, e Humberto, um estudante de cinema.
Limite (1931)
direção: Mário Peixoto | 115 minutos | 12 anos
Abutres pousam sobre uma pedra. Três personagens – duas mulheres e um homem – estão numa pequena embarcação, aparentemente à deriva. Por meio de flashbacks, a história de cada um deles é contada. Enquanto as narrativas ganham corpo poeticamente, as condições dentro do barco vão se deteriorando.