Acessibilidade

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Conheça os materiais de apoio do Itaú Cultural para o planejamento do ano letivo

Plataforma “Espaço do Educador” e projeto “CineAula IC Play” unem arte, cinema e pedagogia para inspirar os educadores em suas aulas

Publicado em 07/01/2026

Atualizado às 15:57 de 07/01/2026

 

Antes do início do ano letivo, os educadores passam por um período de preparação, envoltos em ideias, dúvidas e expectativas. Para acompanhar esse momento, o Itaú Cultural (IC) oferece materiais de apoio que podem transformar as aulas: o Espaço do Educador e o CineAula IC Play.

O Espaço do Educador, lançado pela Enciclopédia Itaú Cultural, é uma página que oferece uma vasta coleção de conteúdos pedagógicos sobre temas relacionados à expressão artística e a manifestações culturais. Nela, estão disponíveis as sequências didáticas publicadas nos Cadernos do Professor, desenvolvidos junto a professores da Educação Básica com o objetivo de incentivar que os alunos tenham contato com processos artísticos e os compreendam, enriquecendo suas experiências nas aulas. Além desses materiais, o Espaço do Educador disponibiliza também a trilha de vídeos Ateliê Escola; feita em parceria com o Itaú Social, ela traz relatos de professores sobre as experiências que tiveram ao levar processos artísticos para a sala de aula nos anos finais do Ensino Fundamental.

O CineAula IC Play, por sua vez, por meio de filmes nacionais disponíveis no Itaú Cultural Play – a plataforma de streaming do IC –, conecta a educação e o cinema brasileiro. Ao aproximar as obras cinematográficas da sala de aula, o projeto busca promover tanto a valorização das produções nacionais como o debate, a análise crítica e a produção de conteúdo por parte de estudantes e de educadores sobre temas relevantes que concernem os assuntos apresentados nos filmes. Confira as sequências didáticas da primeira edição do CineAula IC Play aqui.

Conteúdos como esses podem aprimorar as aulas ao abrir espaço para novas formas de olhar e experimentar as artes. Afinal, planejar o ano letivo nem sempre é uma tarefa simples, mas pode ser inspiradora.

Compartilhe