Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Por Aí: Conheça o podcast Filarmônica no Ar e acompanhe a programação da Orquestra de Minas Gerais

Com a temporada 2020 de concertos suspensa, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais teve de intensificar a sua experiência no ambiente virtual

Publicado em 10/08/2020

Atualizado às 17:13 de 03/11/2021

Com a temporada 2020 de concertos suspensa, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, criada há 12 anos em Belo Horizonte (MG), teve de intensificar sua experiência no ambiente virtual.

Além de diversos conteúdos formativos sobre música sinfônica no site e nas redes sociais, o grupo passou a desenvolver uma série de ações inéditas no digital por meio de seus canais no YouTube, no Facebook e no Instagram.

Enquanto não é possível voltar à icônica Sala Minas Gerais, projetada e construída especialmente para servir como sede da filarmônica em 2015, a casa de cada músico tem se tornado morada provisória da orquestra. Ao longo da semana, no YouTube, a programação Solos em Casa apresenta músicos do grupo em interpretações de célebres composições do repertório clássico.

Com direção artística assinada pelo maestro e regente titular Fabio Mechetti, os vídeos são o grande destaque da programação: de indicação de séries e documentários sobre o universo orquestral a vídeos inéditos de concertos da filarmônica, como o Concertos em Casa, às sextas-feiras. Segundo dados do grupo, em pouco mais de dois meses de isolamento social, essas produções alcançaram quase 200 mil visualizações.

Complementando o conteúdo audiovisual, nos últimos meses, o podcast Filarmônica no Ar, disponível nas principais plataformas de streaming, trata dos diversos tipos de forma musical, como suítes, ópera e sinfonias, temas da programação Fora de Série 2020, realizada na Sala Minas Gerais.

Já no site, na coluna Maestro Indica, Mechetti é convidado a apontar para o público a gravação de uma obra essencial do repertório sinfônico feita por um grande artista, e um tour virtual apresenta em 360º a verdadeira casa da filarmônica.  

Acompanhe essas e outras ações on-line da orquestra no site, no canal do YouTube e em @filarmonicamg nas redes sociais.

A série Por Aí divulga ações e atividades de instituições e projetos parceiros do Itaú Cultural espalhados Brasil afora. Você pode acompanhar em nosso site, por meio da tag Por Aí, e nos destaques do nosso perfil no Instagram (@itaucultural).

Compartilhe