Acessibilidade

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Enciclopédia Itaú Cultural lança um novo ambiente, o Espaço do Educador

Com sequências didáticas e depoimentos de professores, o Espaço do Educador procura servir de apoio para professores, mediadores culturais e educadores sociais

Publicado em 07/11/2025

Atualizado às 18:56 de 10/11/2025

Ampliando o seu diálogo com o mundo da educação, a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira lança hoje o Espaço do Educador, ambiente que oferece recursos para professores, mediadores culturais e educadores sociais, com conteúdos pedagógicos sobre temas relacionados às áreas de expressão artística e às manifestações culturais.

O Espaço do Educador é uma renovação do Espaço do Professor, seção na Enciclopédia que já realizava esse trabalho. A nova página é resultado de uma construção coletiva, feita com a consulta a professores de todas as regiões do Brasil. Nela, estarão acessíveis quase 50 Cadernos do Professor, além da trilha de vídeos curtos Ateliê Escola, feita em parceria com o Itaú Social.

Os Cadernos do Professor são sequências didáticas transdisciplinares que dialogam com verbetes da Enciclopédia. Lançados bimestralmente, são desenvolvidos em parceria com professores da Educação Básica e parametrizados segundo as Bases Nacionais Comuns Curriculares. O objetivo é incentivar o contato com os processos artísticos e sua compreensão, intensificando experiências. 

Já o Ateliê Escola traz depoimentos de professores que realizaram atividades pedagógicas com processos artísticos em sala de aula nos anos finais do Ensino Fundamental. A primeira temporada, Poéticas do Território, investiga as noções de espacialidade e comunidade a partir de elementos da música, da dança, do teatro e das artes visuais. Também estará disponível um e-book com sugestões de artistas, pesquisadores, conceitos e mídias sobre o tema.

O Espaço do Educador se conecta com outras ações do Itaú Cultural no âmbito da educação, como Cineaula, assim como está em sinergia com a Escola Fundação Itaú.

Compartilhe