Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Enciclopédia Itaú Cultural 20 anos

Projeto pioneiro da organização é referência virtual para pesquisadores, educadores e estudantes de todo o Brasil

Publicado em 27/04/2021

Atualizado às 17:08 de 16/08/2022

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira completa 20 anos neste 27 de abril de 2021. Ação pioneira do Itaú Cultural (IC), integra uma das políticas permanentes da organização, que é a preservação da memória artística, além da difusão do conhecimento por meio da disponibilização de dados biográficos, imagens, vídeos e textos analíticos sobre arte e cultura brasileira.

>> Clique aqui para acessar a Enciclopédia Itaú Cultural

A história do projeto começa em 1989, com a criação de um banco de dados que colocou à disposição do público informações sobre a pintura no Brasil obtidas a partir de pesquisa, coleta e tratamento de dados. Na época, o acesso era realizado presencialmente, na própria sede do Itaú Cultural e em outras instituições do estado de São Paulo. Publicada na internet em 2001, reunia, na ocasião, cerca de 3 mil verbetes dedicados exclusivamente às artes visuais.

Não demorou muito, no entanto, para o projeto – e a própria instituição – expandir a sua atuação para as demais expressões artísticas. Hoje referência virtual para pesquisadores, educadores e estudantes de todo o Brasil, a Enciclopédia Itaú Cultural reúne informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música produzidos no Brasil. Ao todo são 220 mil verbetes, 1.300 desses atualizados em 2020.

Entre eles estão biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte e histórico de grupos e movimentos artísticos, disponibilizados em conteúdo multimídia e com recursos que facilitam a busca, a navegação e o cruzamento das informações. Em constante atualização, a página da enciclopédia irá apresentar um novo layout neste ano, para marcar os seus 20 anos.

Ações complementares

Diversas outras ações são criadas e realizadas de modo a difundir ainda mais o conteúdo presente na Enciclopédia Itaú Cultural, como as pesquisas que dão corpo para as Ocupações, o publicações e, mais recentemente, os cursos da Escola Itaú Cultural.

O Espaço do Professor reúne conteúdos de arte e cultura brasileira em roteiros temáticos para educadores e estudantes. A ideia é oferecer novas abordagens de assuntos tratados na enciclopédia, contribuindo com alternativas pedagógicas e ferramentas multidisciplinares para a elaboração de aulas. Clique aqui para conferir a coleção completa

Recentemente, a Enciclopédia Itaú Cultural também lançou dois vídeos em parceria com o Guia dos Curiosos, que abordam a Semana de Arte Moderna de 1922, um marco na cultura brasileira. Confira abaixo:

Já na Escola Itaú Cultural são apresentados personagens, agentes da produção artística nacional, obras e conceitos em formato de conteúdos didáticos, através da Constelação das Artes, que nasce do trabalho de pesquisa e produção de conteúdos feito pela Enciclopédia em parceria com as áreas de expressão da organização. O resultado são os cursos autoformativos que compõem um panorama da história das artes tendo como eixo a construção da identidade nacional brasileira, em diálogo com as histórias da arte e da cultura. Você pode conferir os cursos gratuitos, 100% on-line ou híbridos, clicando neste link.

Compartilhe