Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Franz Weissmann: o Vazio como Forma ganha prêmio APCA de Melhor Retrospectiva

Exposição apresenta várias fases do trabalho do escultor, pintor e desenhista e fica em cartaz no instituto até 9 de fevereiro

Publicado em 10/12/2019

Atualizado às 11:24 de 27/12/2021

A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) divulgou nesta terça, 10 de dezembro, os vencedores da 62ª edição do Prêmio APCA, e a exposição Franz Weissmann: o Vazio como Forma – uma parceria do Itaú Cultural com o Instituto Franz Weissmann – ganhou como Melhor Retrospectiva de 2019. A mostra continua no instituto até 9 de fevereiro de 2020.

Franz Weissmann (1911-2005) foi escultor, pintor e desenhista. A exposição aqui no Itaú Cultural apresenta várias fases de sua trajetória, com esculturas e 50 desenhos inéditos. A curadoria é de Felipe Scovino. Conheça o hotsite feito para o evento.

Esta é a quarta distinção da APCA concedida a uma exposição do Itaú Cultural: em 2012, também em retrospectiva e com curadoria de Scovino, Lygia Clark: uma Retrospectiva; em 2013, Waldemar Cordeiro – Fantasia Exata (categoria Exposição); e em 2015, Sergio Camargo – Luz e Matéria (categoria Exposição). Clique nos links dos títulos para acessar entrevistas e outras materiais em vídeo sobre cada uma delas.

Além disso, em 2010 nosso projeto Dança para Crianças ganhou em Melhor Iniciativa em Dança. No mesmo ano teve destaque no Prêmio em Arquitetura/Memória Artigas, 100 Anos, que inclui livro, documentário e a Ocupação Vilanova Artigas.

Jé Oliveira e Gota d’Água Preta

O APCA 2019 também reconheceu o trabalho do ator e diretor de teatro Jé Oliveira, que neste ano levou aos palcos a peça Gota d’Água {Preta}, uma releitura do texto de Chico Buarque e Paulo Pontes Gota d’Água (1975), inspirado na tragédia grega Medeia, escrita por Eurípides (ca. 480-406 a.C.). A montagem, entre outros temas, trata de questões de raça e classe no Brasil, e foi produzida com apoio do Itaú Cultural.

Compartilhe