A animação é contemplada pelo Rumos
Publicado em 13/09/2024
Atualizado às 13:52 de 16/09/2024
Apoiada pelo projeto Rumos 2023-2024, a animação de ficção científica Hacker Leonilia, dirigida e roteirizada por Gustavo e Elias Fontele Dourado, foi selecionada para participar do Meet Them, programa do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, em parceria com o cinema do Brasil. O evento acontece de 20 a 28 de setembro.
Uma hacker idosa e negra precisa lidar com seus próprios traumas e usar suas habilidades para escapar de uma realidade virtual no futuro. O filme discute e destaca a importância dos afetos e da liberdade em ambientes futuristas e tecnológicos como o metaverso.
Além da versão em longa, a obra tem uma versão em curta-metragem – que até o momento está em etapa de pós-produção –, apoiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, com previsão de término em dezembro de 2024.
O filme tem ganhado destaque tanto no Brasil quanto em outros países. Foi premiado como Melhor Pitching no Hospital de Projetos Animados, do 6o Lanterna Mágica – Festival Internacional de Cinema de Animação. Com essa premiação, foi selecionado para participar do Fórum de Animação em Portugal, previsto para dezembro deste ano.
Segundo Gustavo, um dos fundadores da produtora Fontele Studios, os selecionados irão acompanhar o Co-production Forum e o lkusmira Berriak, uma residência de desenvolvimento e formação. Gustavo é autor, diretor e roteirista, formado em cinema e mídias digitais pelo Iesb e em produção de jogos pela Saga. Também já atuou como produtor-executivo em diversos projetos audiovisuais e culturais – um dos destaques é a série animada Andorinhas.