Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC Play celebra Ruth de Souza com “Filhas do vento”

O filme de Joel Zito Araújo chega à plataforma no dia em que se comemoram os 103 anos do nascimento da atriz

Publicado em 12/05/2024

Atualizado às 18:12 de 10/05/2024

A Itaú Cultural Play celebra os 103 anos do nascimento da atriz Ruth de Souza (1921-2019) com o filme Filhas do vento, que chega à plataforma neste domingo, 12 de maio. O longa foi premiado no Festival de Gramado em diferentes categorias – melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante e prêmio da crítica. E, na Mostra de cinema de Tiradentes, recebeu os troféus de melhor filme e voto popular.

A obra de Joel Zito Araújo traz o protagonismo negro e discute o racismo na sociedade, com elenco composto de nomes como Léa Garcia, Maria Ceiça, Milton Gonçalves, Rocco Pitanga, Ruth de Souza, Taís Araújo e Thalma de Freitas.

 Pioneira

Na imagem, em preto e branco, está uma mulher negra, de cabelos presos em um coque baixo. Ela também usa um colar.
IC Play homenageia Ruth de Souza com o filme “Filhas do vento” (imagem: Acervo Ipeafro)

Nascida no dia 12 de maio de 1921, na zona norte do Rio de Janeiro, Ruth de Souza dedicou mais de 70 anos à dramaturgia e passou a ser referência para artistas do teatro e da TV. Ao longo da carreira, ela foi pioneira ao se tornar a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a primeira brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, no Festival de Veneza de 1954.

Ainda pequena, Ruth se mudou com a família para Porto do Marinho, em Minas Gerais, mas voltou ao Rio de Janeiro com a mãe após a morte do pai. Lá, ela entrou para o Teatro Experimental do Negro, fundado por Abdias Nascimento e Aguinaldo Camargo, e passou a atuar em projetos de sucesso no cinema, no teatro e na TV.

Ruth de Souza morreu em julho de 2019, em decorrência de uma pneumonia.

Veja mais:
>> A jornalista Luísa Pécora conversa com a diretora de “Diálogos com Ruth de Souza”
>>Ruth de Souza: cartas para celebrar seu centenário
>>A atriz Ruth de Souza fala sobre sua entrada no Teatro Experimental do Negro (TEN)

Filhas do vento (2004)
Joel Zito Araújo | 85 min | 14 anos, segundo autodefinição

Duas irmãs vivem com o pai numa pequena cidade de Minas Gerais. Uma delas decide fugir de casa para se tornar atriz no Rio de Janeiro, enquanto a outra, que continua no local, casa-se e cuida do pai. Elas se reencontram mais de 40 anos depois, no enterro do patriarca, mas o tempo não diminui o rancor do passado.

 Acesse a plataforma da IC Play.

Compartilhe