Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC Play exibe filmes da “27ª Mostra de cinema de Tiradentes”

Curtas da edição 2024 do festival já estão disponíveis na grade da plataforma do Itaú Cultural

Publicado em 31/01/2024

Atualizado às 17:00 de 31/01/2024

A partir desta quarta-feira (31), a Itaú Cultural Play exibe uma seleção de curtas da 27a Mostra de cinema de Tiradentes, que aconteceu de forma presencial entre os dias 19 e 27 de janeiro na cidade histórica mineira. Neste ano, o festival teve como tema “As formas do tempo” e apresentou ao público a diversidade da produção nacional. 

Na IC Play, os filmes Ramal, Até o último sopro, Jaci, Rei da ciranda pesada e Kila & Mauna ficam disponíveis até 9 de fevereiro, em curta temporada. O curta-metragem Fantasmas, de André Novais Oliveira, um dos homenageados da mostra deste ano, também entra na grade da plataforma. Confira abaixo as informações referentes a cada obra:

 Ramal (2023)
direção: Higor Gomes I 16 min I 14 anos, segundo autodefinição 

Um grupo de jovens se diverte sobre suas motocicletas num viaduto sem saída conhecido como Ramal Ferroviário, protegidos pelas montanhas que cercam a Vila Marzagão, na periferia da cidade de Sabará, em Minas Gerais.

Na imagem há um homem empinando uma motocicleta. Ele usa boné e moletom na cor preta e calça jeans. A moto é preta e vermelha.
Ramal (2023) (imagem: Divulgação)

 Até o último sopro (2023)
direção: Benjamin Medeiros I 10 min I livre, segundo autodefinição

No Nordeste da China, existe a música popular de Fuzhou, uma música do campo composta de suona, grande suona, flauta dupla, sheng e instrumentos de percussão. Song Xiping, professor de suona, é um dos principais guardiões dessa música. 

Na imagem está um homem de cabelos escuros e lisos. Ele usa uma blusa azul marinho e toca um instrumento de sopro chamado suona, que é parecido com um trompete. Próximo a ele tem uma mesa com diversos objetos, entre eles linhas de costura, um rádio e instrumentos musicais.
Até o último sopro (2023) (imagem: Divulgação)

 Jaci (2023)
direção: Bruno Lobo La Loba I 15 min I 12 anos, segundo autodefinição

Uma artista solitária tenta concluir uma maquete enquanto enfrenta os problemas de estrutura de sua própria casa. Em uma madrugada tensa, Jaci é atormentada pela respiração de uma rachadura. À medida que a proporção entre a realidade e a representação começa a desmoronar, ela é levada em uma jornada de reconstrução interior.

Na imagem está uma mulher de cabelos escuros, lisos e presos. Ela usa uma blusa clara e está deitada na cama. Seu olhar está direcionado para o alto e seu semblante, sério.
Jaci (2023) (imagem: Divulgação)

 Rei da ciranda pesada (2023)
direção: Cíntia Lima I 12 min I livre, segundo autodefinição

Discípulo de Baracho – o rei sem coroa –, ao longo de mais de 50 anos de carreira e campeão de muitos festivais, João Limoeiro transformou a ciranda de engenho no ritmo que conhecemos hoje. Cirandeiro referência da Mata Norte de Pernambuco, pelo povo se consagra Rei Coroado.

Na imagem está um homem que usa camisa xadrez azul e branca, chapéu bege, óculos de grau e relógio prateado. Ele está sentado e segura uma capa de disco nas mãos, que te escrito as seguintes palavras: Ciranda Brasileira - João Limoeiro e sua ciranda;
Rei da ciranda pesada (2023) (imagem: Divulgação)

 Kila & Mauna (2023)
direção: Ella Monstra I 19 min I livre, segundo autodefinição

 Uma ligação no meio da noite pode mudar todos os caminhos. Em busca de Triz, uma amiga desaparecida, Kila e Mauna se encontram em uma jornada de resgate. Para chegar aonde querem, terão que atravessar os desertos que o tempo sedimentou entre elas.

Duas mulheres estão deitadas e juntas, com os rostos próximos.  Uma delas está com os olhos fechados, enquanto a outra a observa. Ambas sorriem. Sobre elas há uma luz azulada.
Kila & Mauna (2023) (imagem: Divulgação)

 Fantasmas (2010)
direção: André Novais Oliveira I 11 min I 10 anos, segundo autodefinição

 Uma vizinha de Gabriel teria visto sua ex-namorada de anos passar por aquela esquina. Ele dá um zoom na câmera ligada e aguarda uma confirmação. Precisa ver para depois esquecer. 

A imagem mostra uma rua na qual há um caminhão estacionado e, na esquina, um posto de gasolina.
Fantasmas (2010) (imagem: Divulgação)

 Acesse a Itaú Cultural Play, inscreva-se e aproveite esses e outros conteúdos gratuitamente.

Compartilhe