Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC Play traz filmes do “31o Festival MixBrasil de cultura da diversidade”

Obras ficam disponíveis na plataforma de streaming de 9 a 26 de novembro

Publicado em 09/11/2023

Atualizado às 09:18 de 12/11/2023

A Itaú Cultural Play exibe cinco filmes em uma mostra que integra o 31o Festival MixBrasil de cultura da diversidade, referência nacional e internacional em eventos culturais LGBT+ e que traz ao Brasil, desde 1993, a vanguarda das representações artísticas sobre diversidade sexual e identidade de gênero. 

As obras Corpo presente, Uma tarde pra tirar retrato, Manchas de sol e Bloco dos corações valentes podem ser vistas na plataforma da IC Play de 9 a 26 de novembro. A seleção especial para o streaming conta com documentários, ficções e experimentações que exploram as questões mais urgentes da comunidade LGBT+, focando em temas como família, negritude, terceira idade e o corpo como expressão artística. 

Vale destacar que o festival é uma celebração da diversidade de expressões de corpos, gêneros e sexualidades no cinema, a qual abre espaço para discussões e trocas para uma sociedade mais inclusiva. Conheça mais sobre toda a programação no site oficial do evento.

 Confira abaixo as informações referentes a cada obra.

Corpo presente (2023)
direção: Leonardo Barcelos I 18 anos, segundo autodefinição

Documentário experimental que investiga a contemporaneidade através do corpo e de suas inúmeras possibilidades de expressão e significados. O filme coloca o corpo e a ideia de corpo em evidência, por meio da metalinguagem, da articulação e do confronto de linguagens documentais, ficcionais e performáticas.

Homens e mulheres estão de pé em um círculo. Todos usam peças brancas e dois deles complementam com blusas de estampa de um ombro só. Duas pessoas seguram tochas de fogo. Uma das mulheres está no centro da roda.
"Corpo presente" (imagem: Frame de vídeo)

Uma tarde pra tirar retrato (2023)
direção: André Sandino Costa l 14 anos, segundo autodefinição

Três amigos de longa data marcam um encontro semanas antes de um deles se mudar para outra cidade. A meta é, através de uma sessão de fotografias, diminuir a saudade e fortalecer o apoio mútuo em um momento dramático do convívio em sociedade. Márcio Januário, Carlos Oxalá e José Roberto Pacheco, homens negros gays acima de 50 anos, são os protagonistas desta história.

Na imagem estão três homens negros abraçados. Eles estão sem camisa e usam colares coloridos no pescoço.
"Uma tarde para tirar retrato" (imagem: Frame de vídeo)

Manchas de sol (2023)
direção: Martha Mariot I livre, segundo autodefinição

Adriana leva uma vida tranquila depois da aposentadoria com a esposa Paola. A chegada da filha distante, que não sabe de seu relacionamento, a faz confrontar sentimentos complicados.

Na imagem estão duas mulheres brancas: uma de cabelos grisalhos, lisos e amarrados em um rabo de cavalo. Ela usa camiseta branca e calça jeans. A outra tem os cabelos escuros, lisos e curtos, e usa roupas pretas. As duas estão de mãos dadas, como se dançassem.
"Manchas de Sol" (imagem: Frame de vídeo)

 Bloco dos corações valentes (2023)
direção: Loli Menezes I livre, segundo autodefinição

 Mocinha e Madalena convidam um casal de amigos para um jantar de despedida.

Na imagem, uma pessoa idosa está deitada no colo de alguém, que faz carinho em seu rosto.
"Bloco dos corações valentes" (imagem: Frame de vídeo)

Assista gratuitamente a essas e outras produções do audiovisual nacional na plataforma de streaming do Itaú Cultural (IC), a Itaú Cultural Play.

Compartilhe