Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Por Aí: MAR dá início à 2° edição do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes

O museu lançou também, em julho, a série Percursos Mediados, que também acontece de maneira inteiramente virtual

Publicado em 07/09/2020

Atualizado às 17:22 de 19/08/2021

O Museu de Arte do Rio (MAR) deu início, no último dia 4 (sexta-feira), à segunda edição do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes, que acontece até 20 de novembro. O programa, que foi criado com o objetivo de dar visibilidade à produção cultural de mulheres brasileiras, se dedica ao estudo aprofundado de suas trajetórias e obras. Esse ano o ciclo busca dar continuidade ao processo gerador da exposição Mulheres na Coleção MAR (2018), aprofundando discussões e práticas em prol da igualdade de gênero.

Devido as medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19, o Museu de Arte do Rio precisou adaptar suas atividades somente ao mundo virtual. Após comemorar seu sétimo ano de funcionamento, o museu encontra-se de portas fechadas desde março, mas manteve-se ativo nas redes sociais desde seu fechamento. O evento, que em sua primeira edição, lotou o auditório do Museu de Arte do Rio para receber as artistas Anna Bella Geiger e Anna Maria Maiolino e a escritora Conceição Evaristo, desta vez, será realizado totalmente on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do MAR no YouTube.

Nesta edição, serão abordadas questões relativas à arquitetura e ao urbanismo, em diálogo com a exposição Casa Carioca (2020) e às atividades do UIA – Encontro Internacional de Arquitetura, que será sediado do Rio de Janeiro em 2021. Ministrado inteiramente por mulheres, o ciclo será dividido em três módulos: cidade, etnicidade e ancestralidade; cidade, corpo e gênero; e cidade, classe e violência. O evento contará com a presença de nomes como as arquitetas Joice Berth, curadora de Casa Carioca ao lado de Marcelo Campos, Diana Bogado e Iazana Guizzo, Sandra Benites, curadora-adjunta do MASP, e da jornalista Natália Alves.

Confira a programação completa. 

Museu de Arte do Rio localizado na Praça Mauá. (imagem: divulgação)

Percursos Mediados

Além do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes, outras atividades tiveram que ser adaptadas ao mundo virtual. Em julho, o MAR lançou o Programa de Educação Museal, também em seu canal do YouTube. A série audiovisual Percursos Mediados, que deu início a programação, já possui uma temporada completa, com cinco episódios, inspirada na mostra O Rio dos Navegantes, além de quatro episódios baseados na coletiva Rua! disponíveis no canal. O vídeo final deste bloco será disponibilizado nessa segunda-feira, 7 de setembro. 

Criado pela equipe de educação, toda a inciativa foi desenvolvida com base na rotina cotidiana de visitação presencial e usa as exposições em forma de vídeo, como uma plataforma para discutir as questões propostas pelo museu, que desde sua origem, em 2013, busca expressar uma visão transversal sobre a história do Rio de Janeiro, cidade onde está localizado.

Até meados de outubro também serão publicados todos os cinco episódios referentes à mostra individual Pardo é Papel, de Maxwell Alexandre. Todos os episódios são desenvolvidos com material de acessibilidade comunicacional, audiodescrição, legendagem e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Programa de educação museal online é inteiramente gratuito e marca o início da gestão de Hugo Oliveira na coordenação de educação do MAR. Além da série Percursos Mediados, passam a acontecer no ambiente virtual, também, visitas mediadas, oficinas de criação, conversas sobre a Coleção MAR, formações com professores e o Café com Vizinhos.

Acompanhe as novidades do MAR em suas redes sociais: YouTubeFacebook e Instagram.

 

A série Por Aí divulga ações e atividades de instituições e projetos parceiros do Itaú Cultural espalhados Brasil afora. Você pode acompanhar em nosso site, por meio da tag Por Aí, e nos destaques do nosso perfil no Instagram (@itaucultural).

Compartilhe