Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Morre Danilo Miranda, aos 80 anos

Diretor regional do Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo (Sesc/SP) morreu na noite desse domingo, 29 de outubro

Publicado em 30/10/2023

Atualizado às 10:21 de 04/12/2023

A cultura começa a semana de luto. Internado desde o começo de outubro na capital paulista, Danilo Miranda morreu na noite de domingo 29 de outubro. A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório do diretor regional do Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo (Sesc/SP) será aberto ao público, das 10h às 15h, no teatro do Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93). Às 17h, em Itapecerica da Serra (SP), acontece a cremação, no Cemitério Horto da Paz.

Homem idoso com cavanhaque branco aparece posando de lado com a cidade de São Paulo ao fundo. Prédios aparecem e também uma piscina bem grande. Ele mostra um leve sorriso e usa terno preto e óculos de grau.
Danilo Miranda estava há quase 40 anos à frente do Sesc em São Paulo (imagem: Fernanda Procópio)

 

A morte foi anunciada no começo da madrugada nos perfis oficiais de Danilo Miranda e também do Sesc SP, através de comunicado de sua assessoria de imprensa. 

"Neste momento de grande consternação para todos nós, em nome da Presidência, do Conselho Regional e do corpo de funcionários do Sesc SP, prestamos nossa solidariedade e sinceros sentimentos à família e aos amigos de Danilo, e nossa homenagem ao querido diretor e companheiro”, diz parte da nota.

Danilo Santos de Miranda nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ), em abril de 1943. Especialista em ação cultural, era formado em filosofia e ciências sociais, tendo realizado estudos complementares na Pontifícia Universidade Católica e na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, e no Management Development Institute, em Lausanne, na Suíça. Paralelamente à sua atuação no Sesc, de onde era diretor regional desde 1984, ao longo dos últimos 20 anos participou do Conselho do Itaú Cultural e, mais recentemente, do Conselho da Fundação Itaú, além de ter sido conselheiro na Associação Pró-Dança e na Bienal de São Paulo, e de participar do programa Todos pela Educação, entre outros.  Foi presidente do Comitê Diretor do Fórum Cultural Mundial, em 2004, e presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil, em 2009. 

 

Homem idoso fala diante de um microfone em um palco escuro, onde se lê em neon, ao fundo, a palavra Inspirar. Ele usa terno marrom, com gravata vermelha, e óculos de grau.
Danilo Miranda foi homenageado na categoria Inspirar pela sua atuação à frente do Sesc/SP no Prêmio Milú Villela  Itaú Cultural 35 Anos (imagem: Marco Ankosqui/PolettiFilmes)

 

Um dos homenageados no Prêmio Milú Villela em novembro do ano passado, Danilo Miranda representou o verbo “inspirar”. Leia abaixo os perfis dos premiados na publicação. 

Saiba mais sobre o Prêmio Milú Villela - Itaú Cultural 35 Anos.

Homem idoso de terno marrom e gravata vermelha está abraçado a mulher segurando um prêmio. Ambos sorriem. Ela tem os cabelos lisos em corte chanel.
Danilo Miranda recebeu o Prêmio Milú Villela  Itaú Cultural 35 Anos de Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança (imagem: Marco Ankosqui/PolettiFilmes)

 

Os homenageados ganharam também uma série, Trajetórias, sobre sua vida e atuações no mundo da cultura. Todos os episódios estão disponíveis na Itaú Cultural Play.

 

No começo da pandemia de covid-19, em maio de 2020, o Itaú Cultural lançou a série Diálogos, em que o então diretor Eduardo Saron conversava com gestores, produtores e nomes da cultura. A estreia se deu com Danilo Miranda e pode ser vista na íntegra no vídeo abaixo.

"Eu me despeço do maior ministro da Cultura que o Brasil nunca teve. A arte e a cultura transbordaram e continuarão transbordando por meio da beleza, da generosidade, da ética, da sabedoria, da entrega e do amor de Danilo Miranda”, disse Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú. “Meu mestre! Sempre que tínhamos a oportunidade de conversar, eu o chamava de mestre! Sua força e dedicação são fontes constantes de inspiração para mim. Você é amável, visionário e seu legado será eternamente lembrado.

 

Na Revista Observatório 34, publicada digitalmente em abril deste ano, Danilo Miranda assinou um artigo sobre a importância de aprimorar metodologias de mensuração e contabilização para saber o real impacto econômico da cultura no Brasil.

"O entendimento e a geração de visibilidade para os diferentes ganhos trazidos pelas atividades culturais e criativas são decisivos para o seu desenvolvimento e, por conseguinte, para o desenvolvimento econômico brasileiro", diz parte do artigo.

Leia aqui na íntegra.

 

 

Compartilhe