Acessibilidade

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mostra "40 anos CTAv – Primeiras animações" chega à IC Play

10 curtas de animação selecionados tiveram som, digitalização e correção de cor trabalhados pelo CTAv especialmente para a celebração

Publicado em 22/10/2025

Atualizado às 16:22 de 22/10/2025

Em parceria com a Itaú Cultural (IC) Play, o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) organiza uma mostra para celebrar seus 40 anos de existência, uma trajetória marcada pelo trabalho em formação, fomento, preservação e difusão do audiovisual brasileiro. Esta curadoria especial relembra as primeiras animações feitas a partir de um acordo de cooperação técnica entre o CTAv e o National Film Board of Canada, em 1985.

A mostra 40 anos CTAv – Primeiras animações chega à IC Play em 23 de outubro com cópias que tiveram som, digitalização e correção de cor trabalhados pelo CTAv especialmente para a celebração de aniversário. Para assistir, basta se cadastrar na IC Play. A mostra estará disponível até 21 de novembro.

Os 10 curtas de animação selecionados são:

Quando os morcegos se calam (1986)

Fábio Lignini | 6 min

Numa noite escura, um homem segue de carro em uma estrada deserta. Sai e caminha com dificuldade no meio da escuridão e de uma tempestade. Entre um relâmpago e outro, chega até uma casa antiga e misteriosa, onde uma surpresa o espera.

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

Em nome da lei (1986)

Rodrigo Guimarães | 5 min

Uma idosa, um jovem e um militar, cada um com seu iôiô. Na mesma calçada, seus destinos se cruzam em uma crônica sobre o autoritarismo e a opressão.

[classificação indicativa: 10 anos, segundo autodefinição]

Informística (1986)

Cesar Coelho | 7 minutos

Um líder espiritual é encarregado de enfrentar e domesticar a máquina através de enigmas e palavras mágicas. Subitamente, a máquina sai do seu controle e o destrói, mas uma criança, por curiosidade, arranca o fio da máquina desligando-a. Estabelece-se o caos.

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

O músico e o cavalo (1986)

Termo Carvalho | 6 minutos

A amizade e a solidariedade através do encontro entre um sanfoneiro de rua e um cavalo amestrado de circo, ambas vítimas de situações adversas e difíceis, traz à tona a amizade e a solidariedade.

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

Presepe (1986)

Patricia Alvez Dias | 7 minutos

As aventuras de dois bonecos de mamulengo que passeiam na cidade grande, envolvendo-se em confusões.

[classificação indicativa: 12 anos, segundo autodefinição]

Noturno (1986)

Aida Queiróz | 5 minutos

Cavalos fantasmas correm pela escuridão da noite, durante um sonho. Um estudo sobre o movimento destes animais, explorando principalmente o ritmo e a beleza plástica de suas formas.

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

Alex (1987)

Aída Queiroz, Cesar Coelho, Fabio Lignini, Patrícia Alves Dias e Rodrigo Guimarães | 22 minutos

A imaginação de uma criança influenciada pela televisão.

[classificação indicativa: 14 anos, segundo autodefinição]

Evoluz (1986)

José Rodriguez | 5 minutos

Ao caminhar em uma praia, um indígena vê luzes que caem do céu e dão frutos luminosos. Ao comer este fruto, ele embarca em uma viagem cósmica de descobertas pessoais.

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

Instinto animal (1986)

Lea Zagury | 8 minutos

Um estudo dos movimentos de alguns animais, de um ponto de vista subjetivo, o que leva o espectador a sentir-se na pele de cada um deles (onça, macaco, cobra e gavião).

[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]

Viagem de ônibus (1986)

Daniel Schor | 7 minutos

Viagem de uma jovem a caminho do trabalho. Cenas do cotidiano urbano do Rio de Janeiro, observadas a partir da janela de um ônibus que cruza a cidade, misturam-se ao sonho na imaginação da jovem.

[classificação indicativa: 12 anos, segundo autodefinição]

Compartilhe