Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Prêmio Oceanos 2024 recebe mais de 2.600 inscrições

São permitidas obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa

Publicado em 25/04/2024

Atualizado às 14:41 de 26/04/2024

Entre os dias 4 e 24 de março deste ano, o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, patrocinado pelo Itaú Cultural (IC), recebeu inscrições de escritores de diversos lugares do mundo. No total foram 2.627 livros, sendo 1.207 de poesia, 839 romances, 389 de contos, 158 de crônicas e 34 de dramaturgia, publicados por mais de 400 editores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Itália, Moçambique e Portugal.

O prêmio vem ampliando o seu alcance, visto que a diversidade de nacionalidades dos participantes que concorrem ao prêmio em 2024 apresentou um aumento de 25% em comparação com o ano anterior. Escritores de Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Espanha, Guiné-Bissau, Índia, Itália, Moçambique, Palestina, Portugal, São Tomé e Príncipe e Uruguai fazem parte dessa lista.

Desde 2023, as inscrições para concorrer ao prêmio são divididas em duas categorias: dramaturgia e poesia e prosa (romance, contos e crônicas). Essa divisão permite que o júri avalie as obras de forma mais específica.

Vale lembrar que são permitidas obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa, nos gêneros já citados acima, e publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

A curadoria do Oceanos é formada por Matilde Santos, presidente do Conselho Diretivo da Biblioteca Nacional de Cabo Verde; João Fenhane, diretor da Biblioteca Nacional de Moçambique; e os jornalistas Isabel Lucas, de Portugal; e Manuel da Costa Pinto, do Brasil. A coordenação é da gestora cultural luso-brasileira Selma Caetano.

Veja também:
>> Vencedores do prêmio Oceanos 2023

Etapas

A escolha dos premiados acontece em três etapas: na primeira, escritores, poetas, professores e críticos literários de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal compõem o júri que avaliará os livros inscritos. Os semifinalistas terão o nome divulgado em agosto. Na etapa seguinte serão selecionados os finalistas em ambas as categorias (dramaturgia e poesia e prosa), com divulgação dos nomes em outubro. Na última etapa serão selecionados dois vencedores, um de cada categoria, que terão seus nomes divulgados em dezembro. Eles ganharão, cada um, o prêmio no valor de 150 mil reais.

Confira a lista de obras concorrentes aqui.

Compartilhe