Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Prisca Agustoni e Joaquim Arena vencem o prêmio Oceanos

O cabo-verdiano leva o troféu pelo romance “Siríaco e Mister Charles”; já a poeta brasileira é distinguida por “O gosto amargo dos metais”

Publicado em 07/12/2023

Atualizado às 18:36 de 07/12/2023

Na noite desta quinta, em evento realizado no Itaú Cultural (IC), em São Paulo, e transmitido pelo YouTube, o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa anunciou os dois vencedores da sua edição 2023: em poesia, foi premiado O gosto amargo dos metais, da suíça naturalizada brasileira Prisca Agustoni; em prosa, Siríaco e Mister Charles, do cabo-verdiano Joaquim Arena. Foram oito meses de avaliação até chegar ao resultado.

A cerimônia foi conduzida pela atriz Fernanda d’Umbra e contou com apresentações da poeta Luz Ribeiro e do escritor Santiago Nazarian. O prêmio de prosa foi anunciado pelo embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e o de poesia pelo superintendente do Itaú Cultural, Jader Rosa. A abertura da sessão foi feita por Selma Caetano, diretora da Oceanos Cultura, instituição responsável pelo prêmio.

Também estiveram presente a diretora do Instituto Camões no Brasil, Alexandra Pinho, e o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, além de jurados e escritores finalistas.

Saiba mais sobre o processo de seleção do Oceanos no site.

Compartilhe