Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Resistência crenaque e cultura maxacali em quatro filmes na IC Play

Nesta sexta, em que o Itaú Cultural completa 37 anos, documentários sobre dois povos indígenas brasileiros entram na nossa plataforma de streaming

Publicado em 23/02/2024

Atualizado às 17:30 de 16/04/2024

Quatro filmes com foco na cultura indígena entram na Itaú Cultural Play – streaming do Itaú Cultural (IC), gratuito – nesta sexta, 23 de fevereiro, data em que o IC completa 37 anos. As obras que agora integram a plataforma são: Reformatório Krenak, de Rogério Corrêa, e Yamiyxop – os espíritos guerreiros, Língua e território e Trilha da Lagoa Seca, todos de Claudiney Ferreira. Para assistir aos trabalhos, basta se cadastrar no site.

Todos eles são documentários e curtas-metragens. Dois povos são enfocados: os Crenaque, tratando da perseguição imposta a eles pela ditadura de 1964, e os Maxacali, abordando aspectos da sua cultura, como língua e espiritualidade. Os filmes passam a compor uma das curadorias da IC Play, a Coleção Itaú Cultural, que conta com outros filmes sobre os povos indígenas e, ainda, outros trabalhos selecionados pela nossa equipe.

Veja abaixo as sinopses.

IC Play – novos filmes na Coleção Itaú Cultural
a partir de 23 de fevereiro de 2024 

Reformatório Krenak (2016)
Rogério Corrêa | 18 min

O Reformatório Krenak foi criado em 1969 pela ditadura civil-militar brasileira. Entre suas paredes, indígenas crenaques foram presos arbitrariamente e torturados. Também serviram de mão de obra escravizada para manter o lugar. O filme se debruça sobre essa experiência desumana, resgatada a partir da voz de seus sobreviventes e descendentes.

[classificação indicativa: 12 anos, segundo autodefinição]

Yamiyxop – os espíritos guerreiros (2017)
Claudiney Ferreira | 31 min

No nordeste de Minas Gerais, vivem provisoriamente várias famílias do povo Maxakali. Destituídas de seu território original, elas preservam suas tradições pela transmissão oral de seus mitos. Em volta da fogueira, o professor Mamey Maxacali compartilha a história dos Yamiyxop, os espíritos guerreiros, que concretizam sua jornada espiritual na travessia de um rio.

[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]

Língua e território (2017)
Claudiney Ferreira | 10 min

No Vale do Mucuri, em Minas Gerais, fica a Aldeia Verde da Ladainha, onde vivem indígenas maxakalis, que preservam sua identidade através da língua. Essa língua que é cura, resistência e acesso ao mundo espiritual vem dar sentido à existência desse povo. Nomear as coisas é também criá-las.

[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]

Trilha da Lagoa Seca (2017)
Claudiney Ferreira | 39 min

Um passeio pela trilha da Lagoa Seca, localizada na Reserva Pataxó da Jaqueira, na Bahia. Na época das cheias, a lagoa oferece aos indígenas fartos cardumes do peixe matalauê. Durante o trajeto, o pajé Mamey Maxakali, o cacique Syratã Pataxó e o pajé Emburé Pataxó conversam sobre as semelhanças e diferenças culturais entre seus povos.

[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]

Compartilhe