Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Veja 7 filmes da mostra CineBH na IC Play

As obras selecionadas ficam disponíveis na plataforma IC Play até 9 de outubro

Publicado em 01/10/2024

Atualizado às 11:46 de 01/10/2024

Sete curtas-metragens da 18ª edição da CineBH International Film Festival chegam à Itaú Cultural Play (IC Play) nesta quarta-feira, 25 de setembro. Os filmes selecionados têm até 20 minutos de duração e ficam disponíveis na plataforma até 9 de outubro.

O foco da mostra, que neste ano homenageia a cineasta Anna Muylaert, é desvendar a nova cadeia produtiva audiovisual da América Latina, fazendo uma conexão com a produção audiovisual de Minas Gerais e do Brasil.

As obras abordam temas diversos, como o cotidiano de uma família rural, a lembrança da vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1994, um trauma causado pela pandemia, entre outros. Confira!

Mar-pedra-rio (2023), de Mariah Benaglia
7 min | 12 anos

Uma exploração geográfica e sentimental dos percursos que a família Pedroza/Ribeiro traçou de 1927 até hoje.

Na imagem está uma mulher em uma estrada, apoiada em uma cancela azul. Ela tem os cabelos curtos, ondulados e acobreados, usa uma roupa bege e óculos de grau.
"Mar-pedra-rio" (2023) (imagem: Divulgação)

Roberto Baggio (2023), de Henrique Cartaxo
7 min | livre

A lembrança da vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1994 evoca uma antologia dos anos 1990. Com base em imagens transmitidas pela televisão, e que se tornaram parte da memória coletiva de toda uma geração, são realizadas reflexões sobre a cultura e a política daquele período, marcado pelo fim da Guerra Fria.

Imagem da tela de uma TV com imagens abstratas nas cores verde, vermelho e preto.
"Roberto Baggio' (2023) (imagem: Divulgação)

Habitar (2023), de Antonio Fargoni
15 min | livre

Pelo cotidiano de uma família rural, nota-se o quanto tudo é passageiro.

Na imagem está um homem que caminha em uma estrada de terra. Ele usa camiseta vermelha e calça cinza, e apoia uma enxada no ombro. À frente está uma casa e, longe, uma cidade.
Habitar (2023) (imagem: Divulgação)

A última valsa (2024), de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet
6 min | 16 anos

Um filme em preto e branco que explora temas profundos e poéticos sobre a finitude existencial.

Na imagem, em preto e branco, estão um homem e uma mulher, ambos em um lugar que parece uma montanha, sem arbustos. Ele é branco, magro, tem os cabelos grisalhos e usa cueca clara, camisa com estampas e chinelos. Ele está com as mãos erguidas e as pernas flexionadas. Já ela, mais ao fundo, tem os cabelos amarrados em um rabo de cavalo baixo, com alguns fios soltos na frente, e usa roupas escuras. Ela também está com os braços erguidos e tem o olhar direcionado para o lado.
"A última valsa" (2024) (imagem: Divulgação)

Junho de 2002 (2024), de Tainá Lima
10 min | 10 anos

Por meio de fotos, vídeos e experimentações, a autora faz uma reflexão sobre sua vida pessoal, sua relação com o cinema e todas as coisas que a cercam.

Na imagem há o contorno de uma imagem de uma santa. Não é possível ver os detalhes pois a luz está direcionada para a cortina, que tem um tom alaranjado.
"Junho de 2002"(2024) (imagem: Divulgação)

Ri, Bola (2024), de Diego Bauer
11 min | 12 anos

Bola sempre foi reconhecido por sua risada peculiar, mas um trauma causado pela pandemia fez o jovem perder sua marca. César, seu amigo, tentará fazê-lo voltar a rir.

Na imagem, em preto e branco, está um homem de cabelos com mechas claras, barba escura e que usa camiseta branca. A frente dele aparece o braço erguido de outra pessoa, que segura uma chave.
Ri, bola (2024) (imagem: Divulgação)

Soneca e Jupa (2024), de Rodrigo R. Meireles
18 min | 12 anos

Jupa está passando por uma fase difícil quando é convidado por seu amigo de infância a fazer uma viagem a bordo de uma Kombi. 

Na imagem estão dois homens em uma kombi branca estacionada em uma estrada. Um deles está sentado no banco, na parte de dentro, e mexe em algum objeto,  enquanto o outro está sentado na porta do veículo, observando a paisagem. Este último usa camiseta verde, bermuda preta e bota. O homem que está dentro usa camiseta cinza.
"Soneca e Jupa" (2024) (imagem: Divulgação)

Assista a esses filmes e a muito mais aqui, na IC Play.

Compartilhe