Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda
Obra de Denilson Baniwa, no qual há uma onça vestindo uma camisa preta e está escrevendo na parede, com pincel e tinta vermelha, "Demarcação Já". O fundo da imagem é em amarelo.

Ensaio Artístico por Denilson Baniwa

Veja as obras de Denilson Baniwa, produzidas a partir da reflexão sobre os indígenas na história oficial do Brasil, que compõem o ensaio artístico desta revista

Publicado em 10/11/2023

Atualizado às 03:00 de 11/05/2025

[acesse aqui o sumário da Revista Observatório 36]

por Denilson Baniwa

As obras que compõem o ensaio artístico têm como base a pesquisa sobre aparecimentos e desaparecimentos de indígenas na história “oficial” do Brasil. Elas buscam nas cosmologias indígenas e nas suas representações artísticas um possível método de compartilhar conhecimentos ancestrais e também pretendem criar um banco de dados dessas cosmologias como modo de salvaguardá-las.

Denilson Baniwa é um artista indígena. É indígena e é artista, e seu ser indígena o leva a inventar outro jeito de fazer arte, no qual processos de imaginar e fazer são intervenções em uma dinâmica histórica (a colonização dos territórios indígenas que hoje conhecemos como Brasil) e interpelações para aqueles que o encontram para abraçar suas responsabilidades.

Compartilhe