Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda
Imagem da obra "Magia" 2014 de Sonia Gomes

"Criatividade e Emancipação nas Comunidades-Rede", de Cláudia Leitão, é lançado

A obra promove a reflexão e a formulação de políticas públicas de economia criativa no Brasil voltadas para a construção de desenvolvimento sustentável

Publicado em 27/04/2023

Atualizado às 03:00 de 11/05/2025

O livro Criatividade e emancipação nas comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira, organizado por Cláudia Leitão, é fruto de uma parceria entre o Observatório Itaú Cultural e a editora WMF Martins Fontes.

Para marcar esse lançamento, foi realizado um evento (clique e veja como foi) no dia 13 de abril na Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM Rio).

O título do livro é inspirado em Criatividade e dependência na civilização industrial, obra seminal de Celso Furtado, publicada há 45 anos. A publicação atual, por sua vez, busca oferecer ao leitor subsídios originais para uma reflexão a respeito de economia criativa, com o envolvimento e a emancipação das populações em seus territórios, para a superação da desigualdade, da violência e do autoritarismo.

A obra conta com textos de Cláudia Leitão, Luciana Guilherme, Luiz Antônio Oliveira e Raquel Gondim, além de entrevistas com a economista Tânia Bacelar e com Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, na Colômbia. O texto de apresentação é de Paulo Miguez, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); o prefácio, do cantor, poeta e ex-ministro da Cultura de Cabo Verde, na África, Mário Lúcio Sousa; e o posfácio, de Antonio Lafuente, professor e escritor que atua no Centro de Ciências Humanas e Sociais em Madri, na Espanha.

Para integrar essa publicação, os coautores elaboraram uma linha do tempo com um recorte de 20 anos (de 2003 a 2023), partindo do levantamento dos principais eventos, políticas públicas e institucionalidades criadas no âmbito federal tanto na perspectiva da economia da cultura quanto sob a ótica da economia criativa. Tendo em vista tais marcos políticos e institucionais, é apresentado um itinerário que destaca as conquistas políticas e institucionais significativas até o momento, bem como os desafios remanescentes quanto ao papel da criatividade como vetor e processo de emancipação da sociedade brasileira. A abordagem leva em consideração os recursos culturais e ambientais do Brasil, que são estratégicos para desenhar uma nova dinâmica econômica e promover o desenvolvimento sustentável do país com justiça social e igualdade de oportunidades para todos.

Linha do tempo - Livro Criatividade - PDF

O livro pode ser adquirido no site da WMF Martins Fontes.

Compartilhe