Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda
Revista Observatório 31 | Arte, Cultura e Saúde Mental

Revista Observatório 31 | Arte, Cultura e Saúde Mental

Edição se propõe a resgatar formas de fazer e de pensar o cuidado em saúde mental e a reverberar esperanças de um processo civilizatório

Publicado em 29/03/2022

Atualizado às 18:43 de 23/06/2023

Imagem azul, com pequenas objetos laranja, com um retângulo dentro, escrito Observatório 31.
imagem: Itaú Cultural

No ano em que comemoramos o centenário da Semana de arte moderna de 1922, a Revista Observatório Itaú Cultural lança sua 31ª edição, dedicada ao diálogo entre arte, cultura e saúde mental. Partindo do pressuposto de que as artes e as culturas são formas de construção de novas subjetividades, de resgate de identidades e publicização das histórias de vida, resistências e lutas dos povos, o diálogo destas com o campo da saúde mental permite compartilhar reflexões sobre sua interação ao longo dos séculos XX e XXI. 

A questão da saúde mental tem surgido como uma preocupação da sociedade com maior ênfase a partir da pandemia de covid-19, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. Desde então, as intervenções artístico-culturais assumiram um lugar privilegiado na vida cotidiana como forma de expressão das angústias e de resgate de prazer e alegria. No entanto, a relação do sofrimento psíquico com as artes não começa agora. Ela pode ser identificada ao longo dos séculos em experiências socioculturais que são formas de ruptura de estigmas e reverberação de tradições que reafirmam as riquezas e mazelas sociais. 

Esta edição se propõe a resgatar formas de fazer e de pensar o cuidado em saúde mental e a reverberar esperanças de um processo civilizatório. Assim, convidamos todos a um passeio pelos diálogos da saúde mental com a ciência, com as artes e as culturas.

ISSN:2447-7036 (versão online) / ISBN: 978-65-88878-47-7 
DOI: https://www.doi.org/10.53343/100521/31

Acesse também nas livrarias digitais: Google / Amazon / Apple Books / 24symbols / Kobo / Livraria Cultura

Compartilhe