O líder indígena Almir Suruí fala sobre a cultura e a transmissão de conhecimentos do seu povo, o Paiter Suruí (RO). Coordenador da Associação Metareilá, fundada para defender os patrimônios cultural, ambiental, social e econômico dos Paiter Suruí, ele também comenta a criação de uma universidade indígena – em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – e a importância da sabedoria dos povos indígenas no enfrentamento de diversos desafios da atualidade.

Este depoimento foi gravado remotamente em 2020.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Mekukradjá aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify ou o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Captação de som: Vocs TV (terceirizada)
Finalização de som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Julio de Paula (terceirizado)
Apresentação: Daniel Munduruku

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

O líder indígena Almir Surui, do povo Paiter Suruí (imagem: divulgação)
Veja também

Telma Taurepang – Mekukradjá

“As mulheres indígenas ao longo destes 520 anos continuam a lutar para sua sobrevivência”, diz Telma Taurepang na estreia da sexta temporada do podcast Mekukradjá

Gilmar Galache – Mekukradjá

O cineasta e educador Gilmar Galache fala sobre a criação e os preceitos da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri), que valoriza o processo mais que o produto final