Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Podcasts discutem personagens e marcos da música nacional

Ouça cinco dos podcasts selecionados no edital de emergência Arte como Respiro – Música

Publicado em 20/09/2020

Atualizado às 13:10 de 25/07/2022

O Núcleo de Música do Itaú Cultural (IC) selecionou 40 podcasts produzidos por artistas de todo o Brasil. Os programas foram contemplados pelo edital Arte como Respiro.

Neste segundo recorte, foram selecionados cinco podcasts que buscam contextualizar a história da música nacional. Os episódios já estão disponíveis e discutem assuntos que perpassam o rock dos anos 80, personagens principais da música brasileira, marcos históricos e a história das mulheres compositoras de música erudita.

Ouça os episódios na plataforma indicada e escolha seu favorito!

Notas e Rodapés – #01 Pelão – Um Revolucionário na Música Brasileira

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

Neste primeiro episódio do podcast Notas e Rodapés, o publicitário Diego Silveira conversa sobre as façanhas de Pelão com o jornalista Celso de Campos Jr., que prepara um livro sobre a carreira do produtor. João Carlos Botteselli, o Pelão, foi um produtor que durantes os anos 1970 tomou para si a missão de registrar alguns dos maiores estandartes da cultura nacional, até então ignorados pelas gravadoras. Naquela época, a percepção do mercado era a de que lançar álbuns dedicados aos veteranos era um desperdício de dinheiro, então ninguém jamais gravara um LP. Com isso, os álbuns de Botteselli são hoje verdadeiros documentos da música popular brasileira. Silveira promete com seu novo projeto relembrar histórias por trás de grandes acontecimentos musicais do Brasil.

História do Rock Brasileiro 1980´s

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

O apresentador, VJ, músico, podcaster, youtuber e radialista Luiz Thunderbird iniciou sua carreira no mercado da música em 1985, passando por grandes canais e rádios. Hoje, com o programa Music Thunder Vision, em seu canal no YouTube, e o podcast Thunder Radio Show, veiculado na produtora de podcasts Central 3, ele é um dos mais importantes formadores de opinião musical no país. Neste episódio de seu podcast, Thunderbird explica o rock brasileiro dos anos 80 que marcou gerações.

Histórias Bem Contadas – #01 Caco Velho, o Sambista Infernal

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

Rafa Rodrigues é músico, compositor e arranjador nascido em Porto Alegre (RS). Atualmente faz parte dos grupos Triozinho da Silva, Patacones e Caco Velho Ensemble, e atua como arranjador do projeto Samba e Choro, do Teatro Sinduscon. Ao longo de sua carreira, Rodrigues atuou com grandes nomes da música brasileira. Neste podcast, ele e Márcia dos Angeles conversam sobre a história do sambista gaúcho Mateus Nunes, o Caco Velho, e sua influência na música.

As Compositoras

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

Jornalista de formação com experiência em rádio, Anna Luiza Pijnappel possui grande interesse por podcasts. Estudante de música, ela uniu suas paixões e decidiu convidar a professora e pianista Érika Ribeiro para, juntas, criar um podcast sobre um tema que há muito já deveria ter sido tratado: a composição feminina na música erudita raramente ouvida nas salas de concerto e ausente dos livros da história da música. Este primeiro episódio explora a vida e a obra da compositora Marie-Juliette Olga Lili Boulanger. O projeto é também um manifesto e convida a repensar e reescrever a história da música clássica incluindo o nome dessas mulheres que serão prestigiadas em cada episódio.

Submarino Tropical ­#Rap Feme

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

Artista visual, pós-graduada em artes cênicas e dança educacional, Deb Schulz é ativista social, feminista, com atuação em performances artísticas, e contadora de histórias em roda de empoderamento feminino infantil e em ações em redes de apoio e acolhimento às mulheres vítimas de violência. Desde 2015, ela se dedica a propagar o ativismo social através de sua pesquisa Rap Feme, com um panorama da produtividade musical de mulheres do movimento hip-hop e da cena soundsystem de diversas partes do mundo, com foco especial nas mulheres latino-americanas e caribenhas.

Compartilhe