Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“Ocupação Dona Onete”: livro abrange as diversas atuações da artista

Publicação apresenta textos sobre educação, cultura, culinária e música, além de um mapa afetivo e um ensaio fotográfico

Publicado em 24/03/2023

Atualizado às 16:26 de 17/05/2023

Esta publicação – também na versão impressa e disponível no espaço expositivo da Ocupação Dona Onete, no Itaú Cultural (IC) – abrange as diversas frentes da cantora, compositora, professora e ativista política Dona Onete, de seu tempo como educadora e assessora de Cultura até a carreira musical.

O livro traz um artigo da pesquisadora Josivana de Castro, neta de Dona Onete, sobre a relação da cantora com as lendas paraenses. Seu perfil de professora é sugerido pelos depoimentos de dois antigos alunos, coletados por Duanne Ribeiro. O percurso nas políticas culturais é narrado em reportagem de Dominik Giusti. Sua presença de palco e sua criatividade são descritas pelos músicos Fafá de Belém, Nil Almeida (o Vovô) e Felipe Cordeiro, todos entrevistados por William Nunes. Um ensaio fotográfico realizado por André Seiti também está presente.

Veja também:
>> 58ªOcupação homenageia Dona Onete, Rainha do Carimbó, até 18 de junho 
>> Site da Ocupação Dona Onete com conteúdos exclusivos

Por fim, há um mapa afetivo da capital do Pará, que apresenta a cidade pelas lentes das memórias e dos afetos da homenageada.

Boa leitura!

Compartilhe