A 27ª “Mostra de cinema de Tiradentes” terá estreia de dois curtas-metragens e um documentário do projeto “Rumos Itaú Cultural 2019-2020”
Publicado em 19/01/2024
Atualizado às 10:45 de 09/05/2024
Três filmes contemplados no Rumos Itaú Cultural estreiam na 27ª Mostra de cinema de Tiradentes, que acontece neste mês de janeiro.
No domingo 21, o documentário Yvy Pyte, de Alberto Alvares e José Cury, será exibido em sessão única e, na segunda 22, os diretores do documentário participarão do Seminário – encontro com os filmes, no Cine-Teatro Aymoré.
O documentário traça um percurso cinematográfico entre terras Guarani, desfazendo fronteiras físicas e simbólicas. Entrelaçando sonhos, cantos e caminhos, o filme revela a busca coletiva pelo tekoha, que significa “o lugar onde somos o que somos’’, desafiando as imposições coloniais e revelando a ligação profunda entre espiritualidade, terra e liberdade.
Já na quarta 24 de janeiro, estreia Curacanga, de Mateus di Mambro. O curta de animação faz uso de uma lenda folclórica para narrar a história de um homem que precisa matar uma criatura mitológica para conquistar o amor de uma jovem.
Outro lançamento é o curta de animação Lagrimar, de Paula Vanina, o qual será exibido em sessão única no sábado 27, na Mostrinha – programação destinada ao público infantil.
A obra conta a história de Joana, uma menina que vive sozinha e rodeada pela seca. Sua jornada em busca de água ganha novo significado quando um inesperado e enigmático encontro acontece.
Estreia de Yvy Pyte
domingo 21 de janeiro de 2024
às 18h
Cine-Tenda
[livre para todos os públicos]
entrada gratuita
Estreia de Curacanga
quarta 24 de janeiro de 2024
às 21h
Cine Copasa
[livre para todos os públicos]
entrada gratuita
Estreia de Lagrimar
sábado 27 de janeiro de 2024
às 10h30
Cine-Tenda
[livre para todos os públicos]
entrada gratuita