Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Obras cinematográficas contempladas pelo “Rumos’’ estreiam na mostra Tiradentes

A 27ª “Mostra de cinema de Tiradentes” terá estreia de dois curtas-metragens e um documentário do projeto “Rumos Itaú Cultural 2019-2020”

Publicado em 19/01/2024

Atualizado às 13:02 de 19/01/2024

Três filmes contemplados no Rumos Itaú Cultural 2019-2020 estreiam na 27ª Mostra de cinema de Tiradentes, que acontece neste mês de janeiro. 

No domingo 21, o documentário Yvy Pyte, de Alberto Alvares e José Cury, será exibido em sessão única e, na segunda 22, os diretores do documentário participarão do Seminário – encontro com os filmes, no Cine-Teatro Aymoré.

O documentário traça um percurso cinematográfico entre terras Guarani, desfazendo fronteiras físicas e simbólicas. Entrelaçando sonhos, cantos e caminhos, o filme revela a busca coletiva pelo tekoha, que significa “o lugar onde somos o que somos’’, desafiando as imposições coloniais e revelando a ligação profunda entre espiritualidade, terra e liberdade. 

O fundo de uma floresta  está escrito Yvy Pyte Coração da Terra na cor branca
Documentário Yvy Pyte (imagem: Divulgação)

Já na quarta 24 de janeiro, estreia Curacanga, de Mateus di Mambro. O curta de animação faz uso de uma lenda folclórica para narrar a história de um homem que precisa matar uma criatura mitológica para conquistar o amor de uma jovem.

Uma imagem preto em branco do filme Curacanga, o desenho de um homem que em suas mãos segura um objeto e uma mulher está sentada em um tronco na sua frente
Filme Curacanga (imagem: Divulgação)

Outro lançamento é o curta de animação Lagrimar, de Paula Vanina, o qual será exibido em sessão única no sábado 27, na Mostrinha – programação destinada ao público infantil

A obra conta a história de Joana, uma menina que vive sozinha e rodeada pela seca. Sua jornada em busca de água ganha novo significado quando um inesperado e enigmático encontro acontece.

 

Desenho de uma árvore de cor marrom e em amarelo está escrito lagrimar
Cartaz do filme Lagrimar (imagem: Divulgação)


Veja a programação

 

Estreia de Yvy Pyte 

domingo 21 de janeiro de 2024

às 18h

Cine-Tenda

[livre para todos os públicos]

entrada gratuita

 

Estreia de Curacanga

quarta 24 de janeiro de 2024

às 21h

Cine Copasa

[livre para todos os públicos]

entrada gratuita

 

Estreia de Lagrimar

sábado 27 de janeiro de 2024

às 10h30

Cine-Tenda

[livre para todos os públicos]

entrada gratuita

 

Compartilhe