Uribe Manoel de Sousa Teofilo

Salvador-Bahia
Região impactada: Bahia
Modalidade: documentação, patrimônio e memória
Tema: música
Recorte: questão racial

O projeto dá continuidade à divulgação de acervos sonoros inéditos, frutos de pesquisas sobre a musicalidade e a diversidade no candomblé da Bahia realizadas entre 1940-1941 pelo linguista negro norte-americano Lorenzo Dow Turner. Algumas das pessoas registradas por Turner foram Martiniano Eliseu do Bonfim, Manoel Falefá, Joãozinho da Gomeia e Mãe Menininha do Gantois. O trabalho conta com estudo e curadoria de Xavier Vatin, etnomusicólogo e professor de antropologia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), coordenação e produção musical de Cassio Nobre, músico e etnomusicólogo, e produção-executiva da Couraça Criações Culturais.

Saiba mais sobre o projeto.

Veja também
Na foto em preto e branco, Rodrigo Ciríaco segura um megafone e, com a outra mão, faz um gesto semelhante à letra "v" com os dedos. Atrás do autor, há uma estante com vários livros.

Tá com Medo por que Veio?

  Tá com Medo por que Veio? São Paulo-São Paulo Região impactada: São Paulo Modalidade: criaçã...
Na imagem colorida, há duas mulheres: uma branca e uma indígena. Ambas estão sentadas na grama e mexem em peças de pano (na maioria, bolsas). Ao fundo, é possível ver uma placa em que está escrito Argentina.

Pasajeras

Francieli Rebelatto Foz do Iguaçu-Paraná Região impactada: Argentina, Paraguai e Brasil (Paraná)...